Patos - PB

Curso de Pedagogia promove aula prática inovadora no laboratório de simulação

Com iniciativas como essa, o curso de Pedagogia reafirma seu compromisso com a excelência na formação

Yammara Fernandes
sexta-feira, 2 de maio de 2025

O curso de Pedagogia realizou uma aula prática no laboratório de simulação, proporcionando aos estudantes da disciplina “Ensino de Ciências nos Anos Iniciais” uma experiência enriquecedora que uniu teoria e prática. Durante a atividade, os alunos puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, explorando novas práticas pedagógicas e dinâmicas voltadas para o ensino de Ciências.

O professor Wanderson Martins, responsável pela disciplina, destacou a importância dessa abordagem, “Nós do curso de Pedagogia buscamos sempre unir a teoria com a prática. O objetivo da nossa aula hoje no ensino de ciências nos anos iniciais foi exatamente esse, trazer o conteúdo que os alunos aprendem em sala de aula, e colocar em prática.”

Essa iniciativa reflete o compromisso do curso de Pedagogia com metodologias ativas de ensino, que valorizam a experimentação e a vivência prática como ferramentas essenciais para a formação de futuros educadores. 

Ao proporcionar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e interativos, o curso busca preparar os alunos para os desafios da educação contemporânea, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de adaptação às diversas realidades escolares.

A utilização de laboratórios de simulação no ensino superior tem se mostrado uma estratégia eficaz para aproximar os estudantes da realidade profissional, permitindo que desenvolvam habilidades práticas em um ambiente controlado e seguro. Essa abordagem está alinhada com as tendências atuais de inovação pedagógica, que enfatizam a importância de experiências de aprendizagem significativas e contextualizadas.

Com iniciativas como essa, o curso de Pedagogia reafirma seu compromisso com a excelência na formação docente, preparando profissionais capacitados para promover uma educação de qualidade nos anos iniciais do ensino fundamental.



Pedagogia

Leia Mais


...
Unifip realiza emocionante colação de grau dos cursos de Letras, Pedagogia e Educação Física
A colação de grau foi conduzida com toda a solenidade que o momento merece
...
Workshop Letras & Pedagogia promove debate sobre práticas pedagógicas inter, pluri e multidisciplinares
A iniciativa marcou um momento de valorização das licenciaturas e celebrou a união entre os cursos

Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!
© 2025 - Unifip