A aula magna dos cursos de Letras e Pedagogia, realizada recentemente, trouxe como tema central "Licenciatura e práticas dialógicas de leitura e escrita". O evento reuniu alunos, professores e egressos, proporcionando um espaço de troca de experiências e aprofundamento sobre as práticas de ensino.
A presença dos egressos como palestrantes foi um dos pontos altos do evento. Ex-alunos que hoje atuam, compartilharam suas trajetórias e as metodologias que aplicam em suas salas de aula, destacando a importância das práticas dialógicas na formação dos alunos.
Eles ressaltaram como o diálogo e a interação são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, promovendo um ambiente mais participativo e inclusivo.
”É uma felicidade enorme estar retornando aqui como egresso, tanto como aluno de comunicação social, especialização em supervisão educacional e professor. Falar sobre literatura infanto juvenil , eixo do meu trabalho com seis livros lançados. Trazer a vivência de ser escritor, ilustrador e agora contador de histórias é uma experiência incrível”, finaliza Junior Misaki.
Durante as palestras, os egressos abordaram estratégias para engajar os alunos, a importância de contextualizar o ensino de leitura e escrita e a necessidade de adaptar as práticas pedagógicas às diferentes realidades e necessidades dos estudantes. Além disso, enfatizaram como o curso de licenciatura contribuiu para sua formação como educadores conscientes da diversidade e da inclusão.
Maria José foi aluna e professora do UNIFIP e diz que, “Foi impressionante. Uma emoção de saudade. Rever minhas colegas, rever esse ambiente foi maravilhoso. Hoje nós trabalhamos a importância da leitura, diálogo e escrita”, finaliza.
O evento foi uma oportunidade valiosa para os atuais alunos refletirem sobre sua futura prática docente, inspirados pelos relatos de quem já está no campo de atuação.
Ao final, a aula magna reafirmou o compromisso dos cursos de Letras e Pedagogia com a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do ensino e promover uma educação transformadora e de qualidade.