Na última segunda-feira (22), o curso de Medicina promoveu um importante Ciclo de Desenvolvimento Docente, focado na "Gestão de Currículos", direcionado aos professores do curso. O evento teve como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas e alinhar o currículo do curso com as mais recentes diretrizes e inovações na área da saúde.
Durante o evento mostrou-se como é eficaz e fundamental a gestão do currículo, para garantir que os alunos de medicina recebam uma formação de alta qualidade, adequada às demandas contemporâneas da prática médica, como fala o Dr. Miguel Águila, coordenador pedagógico do curso de Medicina.
“O Desenvolvimento docente é a pedra chave para um curso que está com dez anos, isso é uma ferramenta que entregamos aos nossos professores, para manter e elevar a qualidade do curso de Medicina”, diz Miguel Águila.
Os participantes discutiram estratégias para conectar teoria e prática, bem como métodos para incentivar a aprendizagem ativa e a interdisciplinaridade.
O ciclo também abordou inovações pedagógicas, como o uso de tecnologias educacionais, metodologias ativas de ensino e a incorporação de simulações clínicas. Essas ferramentas são essenciais para preparar os alunos para os desafios reais que enfrentarão na prática médica.
“Foi com cuidado imenso e qualidade. Oferecemos o que há de melhor na bibliografia e propostas de como fazer o melhor curso de Medicina, e que ao mesmo tempo seja capaz de dialogar o Sertão com a realidade do Brasil”, finaliza Dr. Miguel.