Entre os dias 23 e 25 de julho, o curso de Medicina do Unifip realizou mais uma edição da aguardada Semana de Acolhimento, um momento especial de integração, inspiração e preparação dos novos estudantes que acabam de iniciar a jornada rumo ao sonho da medicina.
Com uma programação intensa e cuidadosamente planejada, os calouros foram recebidos com entusiasmo pela equipe de gestão, professores e veteranos, que se uniram para apresentar a estrutura da instituição, os diferenciais do curso e o compromisso com uma formação humanizada e de excelência.
Dia 1 – Acolhida e Inspiração
Na quarta-feira, 23 de julho, os ingressantes foram oficialmente recebidos em um momento de boas-vindas com a participação da equipe gestora e dos professores do primeiro período. Um dos pontos altos foi a palestra “Medicina: Ser médico no Sertão da Paraíba: experiências, avanços e desafios”, conduzida pelos professores Pedro e Bégue, que compartilharam vivências reais e inspiradoras sobre a atuação médica em cenários do interior, reforçando o papel transformador da profissão.
Dia 2 – Conhecimento e Conexões
Na quinta-feira, 24 de julho, os novos estudantes participaram de um tour institucional pelos laboratórios, clínicas, hospital, biblioteca e demais espaços acadêmicos. Também realizaram o cadastro biométrico, etapa essencial para o acesso ao sistema de segurança e controle da instituição.
A manhã seguiu com a palestra “A importância da Biossegurança na Medicina”, ministrada pelo professor Jorge Luiz, e um momento especial de apresentação das ligas acadêmicas, com destaque para as ligas de saúde mental e outras áreas médicas, promovendo conexão entre os estudantes e incentivo à participação ativa nas atividades extracurriculares.
Dia 3 – Sistema, Futuro e Integração
Encerrando a semana, na sexta-feira, 25 de julho, os calouros conheceram o sistema de avaliação do curso, o Studus (sistema acadêmico utilizado pela instituição) e a plataforma Sanar, com a participação dos estudantes embaixadores. Também foram apresentados os trabalhos da IFMSA, maior organização estudantil de medicina do mundo, representada por acadêmicos do próprio curso.
A programação foi finalizada com um momento de descontração e união entre calouros e veteranos: uma atividade esportiva organizada pela Atlética Sertão, reforçando o espírito de equipe, amizade e pertencimento.
Para o calouro João Gabriel, “Foi bem especial. Um momento em que eu não sabia como fazer, vim de João Pessoa, vindo agora para Patos, conhecendo tudo novo. E essa oportunidade de ver os veteranos, as ligas e os professores que nos acolheram muito bem, é um diferencial das outras universidades”, finaliza.
A coordenadora do curso, professora Yoshyara Estrela, falou com entusiasmo sobre o evento: “Estamos mais uma vez realizando a semana de acolhimento. Estamos super empolgados, sabemos a importância desse momento na primeira semana. É uma forma de apresentar a instituição, nosso quadro docente, então temos grandes expectativas”.
A Semana de Acolhimento reafirma o compromisso da Unifip em formar médicos preparados, conscientes de seu papel social e profundamente conectados à realidade do povo sertanejo. O futuro da medicina começa aqui, e começa forte.