Segundo dados do IBGE (2021) divulgados neste mês de março, em 2019, os homens receberam salários 33,3% maiores que os das mulheres no Brasil. Essa diferença foi ainda maior quando considerados os cargos mais elevados, como gerentes e diretores, em que os homens ganharam 38,1% a mais.
Desigualdades dessa natureza persistem no país, ainda que as mulheres atinjam um grau de escolaridade maior que o dos homens. Na faixa etária entre 25-34 anos, a pesquisa aponta que 25,1% das mulheres conseguiram um diploma universitário, contra enquanto 18,3% dos homens.
Outro aspecto importante envolve as desigualdades raciais. Os mesmos dados indicam que, enquanto mulheres brancas que têm filhos já possuem níveis de ocupação baixos em relação aos homens (54,6% das mulheres contra 89,2% dos homens), as mulheres pretas ou pardas encontram-se em situação ainda pior (49,7%).
Tais dados apontam que analisar as relações sociais de gênero são cruciais para compreender de que modo as desigualdades se estabelecem no Brasil. A perspectiva de gênero nos leva a entender que tais desigualdades não são fruto de uma ordem natural determinada, mas sim de sistemas socialmente estruturados.
Por fim, importa-nos observar que as relações sociais de gênero precisam ser analisadas de modo entrecruzado com as relações de raça e de classe, que, juntas, estruturam a ordem social capitalista, patriarcal e colonial, e produzem um sistema de manutenção histórico de desigualdades, tanto no mundo do trabalho, como na sociedade como um todo.
Contudo, o DHMA dentro do ciclo de palestras, convida todos para o próximo encontro. A webinar acontece na sexta - feira, 26, às 17h, no canal do Youtube. A ministrante Dra. Clarissa Cecilia Ferreira Alves, professora do IFPB, irá abordar o tema, Relações sociais de gênero e desigualdades no mundo
Referência:
IBGE. Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil / IBGE,
Coordenação de População e Indicadores Sociais. 2021.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101784>.