Estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do UNIFIP Campina Grande participam de um projeto de extensão voltado ao ensino de pensamento computacional, programação e robótica para alunos de uma escola pública, incluindo turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino regular.
Nesta primeira etapa, os acadêmicos estão aprendendo a utilizar o Scratch, software desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) que utiliza blocos visuais para ensinar programação de forma prática e acessível. A ferramenta permite desenvolver jogos, cenários e animações sem a necessidade de escrever códigos tradicionais.
Os projetos desenvolvidos pelos estudantes também fazem parte da avaliação da primeira unidade da disciplina e servem como preparação para as atividades que serão realizadas na escola.
Na próxima etapa, os acadêmicos irão trabalhar com robótica, utilizando kits já disponíveis na instituição de ensino. A proposta é proporcionar aos alunos uma experiência prática com programação e tecnologia, aproximando o conhecimento acadêmico da comunidade.