Patos - PB

Cumprindo todas as medidas de segurança, exame de suficiência médica foi aplicado no Unifip

Avaliação do componente curricular que obrigatória para a diplomação dos novos médicos

Yammara Fernandes
sexta-feira, 21 de agosto de 2020

O MEC (Ministério da Educação) estabelece diretrizes para a avaliação dos estudantes do curso de Medicina. São aplicadas aos alunos o exame chamado Suficiência Médica, uma avaliação do componente curricular que é obrigatória para a diplomação dos novos médicos. 

Considerando a portaria do MEC e as diretrizes do Ministério da Saúde, que cede o direito ao aluno de Medicina dar adiantamento do curso, foi solicitado pelo acadêmicos esse processo. Foi feito pelo Unifip todo uma organização estrutural para que garantir esse segurança e conhecimento na avaliação, para confirmar que todos estão aptos.

Foi definido os fluxos na divisão dos estudantes, para atender as medidas de segurança e de educação na atividade, considerando todo a estrutura física do Unifip, colocamos em média 10 alunos por sala para fazer a prova teórica, sendo assim, cada um já previamente sabia o local e o horário da aplicação, evitando aglomerações. Tanto pela manhã como na prova prática a noite, na chegada foi aferido a temperatura, bem como a higienização das mãos, conferência de EPi´s e orientação para o distanciamento das cadeiras. 

Segundo o aluno Felipe Paiva, “Tivemos todo um preparo antes de efetivamente realizar as avaliações, tanto na chegada como durante o processo. Uma triagem com aferição de temperatura, higienização das mãos e uso de álcool. Mantivemos o distanciamento com os colegas, várias salas foram usadas, estamos nos sentindo de fato, seguros”, conclui. 

Tanto as medidas provisórias, quanto as do Ministério Público, Governo Federal e orientação do Ministério da Educação garantem a continuidade do processo de internato, fase terminal do curso de Medicina. Contudo, o Unifip concluiu esse processo na noite de ontem (20). Desde de o inicio da pandemia da Covid-19, a instituição iniciou um processo de aplicação das medidas de segurança dentro do campus, assegurando o acadêmico concluintes nas suas atividades práticas presenciais. 

“A grande maioria dos nossos internos, aderiram ao programa Brasil conta comigo. Todos foram dentro de sua realidade, complementando e integralizando essa carga horária, dentro do processo de internato. Hoje estamos fazendo um momento pontual da avaliação do décimo segundo período, obedecendo todas as medidas de prevenção do Ministério da Saúde e da Fiocruz, dando continuidade ao nosso processo de formação”. Finaliza Dr. Miguel Águila Toledo, coordenador pedagógico. 


Medicina

Leia Mais


...
Unifip convoca classificados na 5ª chamada do Vestibular de Medicina 2024.2
O período estabelecido para matrícula vai de 2 a 4 de julho.
...
Unifip convoca classificados na 4ª chamada do Vestibular de Medicina 2024.2
O período estabelecido para matrícula vai de hoje (18) até a próxima quinta-feira (20), às 17h.

Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip