Para marcar o incio das atividades do estgio supervisionado dos Cursos de Licenciaturas das FIP, os alunos participaram de um evento que abordou a importncia da pesquisa como elemento para a formao de professores.
O evento teve como palestrantes a Prof. Ms, Sara Maria Lacerda da Nbrega e o Prof. Ms. Flvio Franklin Ferreira de Almeida. Segundo Sara Lacerda, que coordena a superviso de estgio das Licenciaturas, a palestra e o incentivo pesquisa pode contribuir com formao dos futuros professores.
Colocar em evidncia um tema que trate do estgio supervisionado e da pesquisa tem uma relevncia mpar, uma vez que instigar os alunos pesquisa em qualquer momento do curso muito importante. Tocar nessas questes relevante para esclarecer algumas interrogaes que por ventura surjam na vida acadmica do aluno, comentou a coordenadora.
A palestra buscou evidenciar a pesquisa como fator preponderante para a formao de um perfil crtico do aluno e tambm do futuro profissional da sala de aula. O estgio supervisionado uma forma do acadmico conhecer a realidade da atividade prtica em creches e escolas de educao bsica, mas a experincia vai muito alm do ato de reger uma sala de aula. A regncia um dos pontos do estgio, mas o que a gente orienta o conhecimento do contexto educacional, da Instituio e das pessoas que a contemplam, disse Sara.
Ainda sobre a experincia de estar no comando de uma sala de aula, a coordenadora de estgio supervisionado ressaltou que esse o ponto final, a culminncia da atividade, mas para chegar l necessrio realizar um trabalho de interveno que modifique a realidade da Escola e que no seja s um ponto a mais no cumprimento de um componente curricular, concluiu.