A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA realizou mais uma ação estratégica voltada à promoção da segurança, saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. Dentro da ação foi promovido um treinamento de Brigada de Incêndio para colaboradores do Unifip, ECISA, Hospital Day, HVet de Pequenos Animais, Biolab e Clínicas-escola institucionais.
Com nível intermediário, o treinamento teve uma carga horária composta por momentos teóricos e práticos, abordando eixos fundamentais como:
• Combate a incêndio
• Primeiros socorros
• Prática e manuseio de equipamentos
• Técnicas de controle e fluxo de evacuação
Durante a parte teórica, os participantes receberam noções essenciais sobre prevenção de incêndios, classes de fogo, identificação de riscos, uso adequado de extintores, além do funcionamento de hidrantes e bombas.
Já na fase prática, houve a simulação de situações reais de emergência com uso de extintores e evacuação predial, o que permitiu aos colaboradores vivenciar cenários controlados e aplicar, com segurança, os conhecimentos adquiridos.
O momento também incluiu treinamento em primeiros socorros, com orientações sobre atendimento inicial à vítima, identificação de situações críticas e acionamento correto dos serviços de emergência, como o SAMU e o Corpo de Bombeiros.
A técnica em Segurança do Trabalho, Thamires Dantas, destacou a importância da iniciativa: “A formação da brigada de incêndio vai muito além de uma exigência legal. É um cuidado com a vida, com a integridade de todos que fazem parte da nossa comunidade acadêmica e assistencial. É preparar cada colaborador para agir com responsabilidade e agilidade em situações que exigem controle emocional e conhecimento técnico.”
O treinamento atende às exigências do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) e faz parte do cronograma oficial de ações do setor de segurança, sendo essencial para a manutenção da brigada de incêndio institucional e renovação do alvará de funcionamento das unidades do Unifip.
Com ações como essa, o Unifip reafirma seu compromisso com a formação contínua, a valorização dos seus colaboradores e a construção de ambientes cada vez mais seguros, preparados e humanos. Afinal, cuidar da vida começa com prevenção.