O Congresso Paraibano de Farmácia (COPAFAR) trouxe para o centro do debate o tema “Humanizar e servir: para além da técnica, o papel do farmacêutico na garantia da cidadania e acesso integral à saúde”. Mais do que nunca, foi discutido o papel fundamental do farmacêutico na promoção de uma saúde acessível e humanizada.
Entre os destaques do evento, houve a palestra do Prof. Francisco Guimarães falando sobre, “A Implementação do Cuidado Farmacêutico na Rede de Atenção à Saúde e o Impacto no Manejo de Doenças Crônicas em um Município da Paraíba”.
“Nós trouxemos uma experiência que tenho trabalhado desde 2020. Atividade que tem trazido grande repercussão a nível nacional, o primeiro consultório construído no SUS, então eu trouxe o relato dessa experiência contando toda a trajetória, de como foi feito. quais caminhos devemos tomar para construir e do cuidado farmacêutico, que é a parte fundamental hoje’, finaliza Francisco Guimarães
O evento também contou com Mostra Científica e Mesas Redondas, onde profissionais e estudantes discutiram inovações e práticas essenciais para transformar o atendimento farmacêutico.
“O evento veio com o propósito de mostrar aos congressistas que nosso trabalho vai mais além dos livros, das pesquisas, além da técnica que adquirimos ao longo de anos de estudo, mas também um trabalho de humanização e de cuidado, estamos lidando com pessoas e que precisam dos nossos serviços e de nossa proximidade”, finaliza Paula.
o II COPAFAR: fortalecendo o papel do farmacêutico como agente de cidadania e saúde para todos!