Desde 2007, o projeto Doutores Sorriso vem fazendo a diferença no UNIFIP com uma proposta extensionista e interdisciplinar.
Atualmente coordenado pela professora Andréia de Oliveira Militão Medeiros, o projeto reúne mais de 50 voluntários de diversos cursos da instituição, todos unidos por um propósito: promover humanização e levar sorrisos a ambientes hospitalares e asilares.
Humanização e Formação Profissional
O principal objetivo dos Doutores Sorriso é humanizar espaços que muitas vezes são associados ao sofrimento, utilizando práticas terapêuticas do riso. Através da interação alegre e descontraída, o projeto não apenas melhora o ambiente, mas também influencia a formação de futuros profissionais mais sensíveis e humanizados.
Cada semestre, além da atuação em hospitais e lares, o projeto realiza ações de cunho social, reafirmando o compromisso dos participantes com a responsabilidade cidadã.
Ação Especial para o Dia das Crianças
Neste semestre, no dia 18 de outubro, os Doutores Sorriso levaram alegria às crianças da Operação Resgate, em uma ação comemorativa pelo Dia da Criança. A festa foi marcada por brincadeiras, distribuição de brinquedos e lanches, proporcionando um momento de diversão e afeto para as crianças atendidas pela instituição.
Essas iniciativas não só beneficiam as comunidades atendidas, mas também são fundamentais para a formação dos alunos-voluntários. “Os alunos desenvolvem competências que vão além do exercício técnico-profissional e se posicionam como cidadãos conscientes de seu papel social”, destaca a coordenadora Andréia Militão. Através do trabalho em equipe, eles aprendem a somar forças para contribuir na construção de um mundo mais solidário e justo.
O projeto Doutores Sorriso é uma demonstração concreta de como o ensino superior pode impactar positivamente a sociedade, formando profissionais capacitados e cidadãos engajados. A união entre conhecimento, humanização e compromisso social faz do projeto uma referência para todos que acreditam no poder transformador da educação.