Em alusão ao Outubro Rosa, o curso de Biomedicina Unifip realizou uma importante ação voltada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que afetam a saúde da mulher.
O evento contou com uma palestra do Dr. Thiago Pereira, renomado mastologista, e da egressa do curso de Biomedicina, Ana Luiza, Biomédica Citopatologista no laboratório de Patologia Lapp, que abordou o câncer do colo do útero.
A palestra foi direcionada aos colaboradores da Unifip e convidados, ressaltando a importância de campanhas como o Outubro Rosa na prevenção do câncer de mama e do colo do útero, doenças que, se detectadas precocemente, possuem grandes chances de cura.
Dr. Thiago Pereira destacou os avanços no tratamento do câncer de mama, enfatizando a importância de exames como a mamografia, que permite o diagnóstico precoce, e as formas de prevenção que podem ser adotadas por todas as mulheres. Ele também respondeu a dúvidas e compartilhou orientações valiosas para promover a saúde feminina.
“Foi uma conversa muito boa. Trouxemos a informação sobre o Outubro Rosa e a detecção precoce, porque só assim conseguimos a cura do câncer de mama e conseguimos um tratamento mais fácil para a paciente, assim como a prevenção do câncer do colo do útero que também faz parte do Outubro Rosa. Lembrando que isso é uma ação que acontece em outubro, mas que deve ser feito o ano inteiro”, finaliza Dr. Thiago.
Ana Luiza, trouxe sua experiência e conhecimento para falar sobre o câncer do colo do útero, abordando fatores de risco, sintomas e a importância da vacinação contra o HPV como forma de prevenção. Sua fala reforçou a relevância do diagnóstico precoce e a necessidade de estar em dia com os exames preventivos.
A ação não só promoveu conscientização entre os colaboradores e convidados da Unifip, mas também reafirmou o compromisso do curso de Biomedicina com a saúde pública e a formação de profissionais capacitados para atuar nas áreas de prevenção e diagnóstico.
Segundo Arthur Hipólito, coordenador do curso de Biomedicina, “O curso de Biomedicina dá início às suas ações voltadas à prevenção do câncer do colo de útero e de mama, com a biomedicina de prevenção. Contamos com as presenças de dois grandes profissionais, além da comunidade interna do UNIFIP e diversos órgãos e setores municipais e do serviço privado”, conclui.
Eventos como este são essenciais para estimular a prática do autocuidado e a importância de buscar informação e acompanhamento médico regular.
O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e ações como esta são fundamentais para manter a saúde e a qualidade de vida das mulheres.