O Núcleo de Integração Disciplinar (NID), em parceria com o Curso de Bacharelado em Enfermagem do UNIFIP, realizou um evento significativo, que busca ecoar discussões sobre saúde mental e valorizar a vida de forma contínua.
Embora o mês de setembro seja destacado como o Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio, a reflexão proposta pelo NID ultrapassa o calendário. A mensagem central é clara: todo dia é dia de falar sobre saúde mental, promovendo o cuidado e a valorização da vida durante os 365 dias do ano.
Dr. Moisés Oliveira, psicólogo e palestrante da noite, diz que , “Se faz muito oportuno, uma vez que nesse momento vivemos uma crise de valores, e muitas pessoas têm sentindo um vazio, mas não entendem o que lhe faltam. Diante disso existem questões que são cognitivas e espirituais, ambas se referem a uma área que vem da própria formação do indivíduo, podendo ser tratada e manejada de forma correta”, finaliza.
O evento, com o tema “Bem-estar na rotina diária: a saúde da mente e da alma”, parte do conceito de saúde definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que não se resume à ausência de doenças, mas sim a um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Assim, o foco vai além do Setembro Amarelo, convidando a comunidade acadêmica e a sociedade em geral a refletirem sobre a importância do bem-estar integral em suas vidas cotidianas.
Além de seres físicos, somos seres emocionais, e para isso precisamos dar uma atenção a esse nosso lado. Então para isso é importante esse mês alusivo, onde a gente traz esse destaque a discussão das nossas emoções e do nosso bem estar”, finaliza Tarciana Sampaio, coordenadora do NID.
Através de debates, palestras e atividades práticas, o evento proporcionou um espaço de troca de experiências e aprofundamento sobre as diversas lutas diárias relacionadas à saúde mental, enfatizando a necessidade de um olhar atento e contínuo para o tema.