A aula magna do curso de Fisioterapia do Unifip foi um sucesso, reunindo um auditório cheio de alunos ansiosos por aprendizado e inspiração. O tema central da palestra foi a saúde mental dos profissionais da fisioterapia, um assunto de grande relevância para a formação dos futuros fisioterapeutas.
Os alunos tiveram a oportunidade de entender melhor a importância do equilíbrio emocional e das práticas de autocuidado no exercício da profissão, como conta Mayara Leal, coordenadora do curso.
“A fisioterapia atua o corpo e a mente associados. Nós somos vistos como a saúde do corpo em movimento, mas para que isso ocorra é preciso estar em equilíbrio com a mente. Então, é de extrema importância estarmos associado não só a previsão da reabilitação na parte física, mas também a mental”, finaliza Mayara Leal.
Além disso, os veteranos tiveram a chance de reviver as emoções dos primeiros anos do curso, compartilhando suas experiências e reforçando a união entre as diferentes turmas. O evento foi um marco para integrar calouros e veteranos, proporcionando momentos de reflexão sobre os desafios da carreira e a importância de cuidar da própria saúde mental para melhor cuidar dos outros.
Surgindo Bruno Lucena, professor de Psicologia e palestrante da noite, “Não podemos ver a saúde mental de forma isolada, mas de modo integrado. A partir dessa lógica entre os profissionais de Fisioterapia e Psicologia, poder atribuir, problematizar aspectos do nosso cotidiano do mundo acadêmico que de certo modo interfere e que, acaba repercutindo de forma negativa na saúde mental dos nossos acadêmico. Estivemos aqui para discutir possíveis estratégias para que eles possam superar problemas deletérios”, conclui.
A aula magna reafirmou o compromisso do Unifip em formar profissionais preparados, não apenas tecnicamente, mas também emocionalmente, para os desafios do mercado de trabalho.