 
                    No dia 2 de agosto de 2024, o Centro Universitário de Patos (Unifip) realizou o Encontro Pedagógico 2024.2, um evento que reuniu professores, coordenadores e demais profissionais da instituição para discutir temas essenciais na educação contemporânea.
O destaque deste semestre foi a abordagem das habilidades socioemocionais e a importância do autoconhecimento, elementos fundamentais para a formação integral dos estudantes.
A programação do encontro incluiu uma série de palestras e oficinas voltadas para o desenvolvimento de competências emocionais e sociais, fundamentais para a convivência e o sucesso em diferentes áreas da vida.
Um dos temas centrais foi “Estratégias de Treinamento de Habilidades Socioemocionais”, que abordou métodos e práticas pedagógicas para ensinar e desenvolver habilidades como empatia, resiliência, comunicação e trabalho em equipe.
Segundo o palestrante Rodrigo Rodrigues, “Poder falar sobre esse tema num encontro pedagógico é um momento que repensamos nossas práticas, algo que deve acontecer sempre. Espero ter contribuído, estudei muito sobre esse tema e com minha experiência de vida, a gente aprende mesmo na prática. É um momento que devemos trocar informações com muitos professores bem experientes aqui, sobre processos pedagógicos como um todo”, finaliza.
Além das estratégias de treinamento, o evento também trouxe atividades práticas focadas na dimensão do autoconhecimento das emoções.
Durante essas atividades, os participantes foram incentivados a explorar suas próprias emoções, entender como elas influenciam suas ações e comportamentos, e aprender técnicas para melhor gerenciá-las.
Segundo a Vice Reitora UNIFIP, Sylvania Palmeira, diz que, “A doença emocional já existe a algum tempo, e cuidar dos nossos alunos e professores refletem com mais peso o estresse. Então nossa preocupação enquanto empresa em educação para formar bons profissionais também é com a saúde mental dos nossos docentes. Não é à toa que, há sessenta anos em educação, estamos sempre procurando temas e abordagens que tragam contribuições para nosso corpo docente”, finaliza Sylvania.
Essa reflexão é crucial não apenas para o crescimento pessoal, mas também para o ambiente de sala de aula, onde a compreensão e o controle emocional dos educadores impactam diretamente o clima escolar e o aprendizado dos alunos.
 
                                 
                                 
                                 
             
            