Patos - PB

Agosto Lilás: Palestra abordou Lei Maria da Penha, enfrentamento à violência de gênero e diversidade sexual

Evento aconteceu no auditório Master

Yammara Fernandes
quarta-feira, 23 de agosto de 2023

No mês de agosto, conhecido como "Agosto Lilás", um evento significativo reuniu participantes interessados em promover a conscientização sobre questões relacionadas à violência de gênero e à diversidade sexual. A ação foi promovida pelo UNIFIP, Prefeitura Municipal de Patos, Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres e o Centro de Referência à Mulher no auditório Master do UNIFIP.


Uma palestra destacou a importância da Lei Maria da Penha, bem como a necessidade de enfrentar e combater a violência baseada em gênero e promover a aceitação da diversidade sexual.


A palestra trouxe à tona a relevância da Lei Maria da Penha, que foi sancionada em 2006 no Brasil e visa proteger as mulheres contra qualquer forma de violência doméstica e familiar. Durante o evento, especialistas discutiram como a lei é um marco na luta contra a violência de gênero, oferecendo recursos legais e mecanismos de proteção às vítimas.


“O Agosto Lilás é mais um mês em que trabalhamos a temática feminina no contexto da violência doméstica. Na verdade, durante todo ano nós cuidamos desse tema com campanhas diversas como carnaval, dia internacional da mulher e outubro rosa. Estamos mais uma vez aqui no UNIFIP, essa casa que sempre nos recebe, uma excelente parceira da Delegacia da Mulher. Essa ano estamos realizando vários trabalhos junto com a equipe do CRAM, formada aqui no município apenas para atender às mulheres vítimas de violência doméstica’, finaliza Dra. Silvia Alencar, Delegada DEAM. 


Além disso, os palestrantes: Delegada DEAM, Dra. Silvia Alencar, Psicóloga CRAM, Noely Ferreira, Assistente Social - CRAM, Rose Xavier, e Diversidade humana - SEPM Mirele Martinez, abordaram a importância de enfrentar a violência de gênero em todas as suas formas, seja física, psicológica, sexual ou econômica. Elas destacaram a necessidade de educar a sociedade sobre os impactos negativos desse tipo de violência e promover uma cultura de respeito mútuo.


Segundo Roberta Trindade, coordenadora da Responsabilidade Social do UNIFIP, “Hoje reunimos a sociedade para discutir não apenas a Lei Maria da Penha, mas especialmente a luta das mulheres para combater a violência doméstica. Esse ano fizemos referência à importância de falar sobre a diversidade, a condição de escolhas sexuais e a possibilidade de todas as pessoas terem igualdade e liberdade, vivendo em condição mais livre”, finaliza. 


No contexto da diversidade sexual, a palestra ressaltou a importância de aceitar e respeitar a orientação sexual e identidade de gênero de cada indivíduo. Foram abordadas questões relacionadas aos direitos da comunidade LGBTQ+ e os desafios enfrentados por essas pessoas na busca por igualdade e inclusão.


Para a Assistente Social - CRAM, Rose Xavier, “Estamos aqui para informar. Uma mulher quando é bem informada e quando se reconhece como sujeito de direito, ela não permite que violências aconteçam com ela. Estamos também para orientar, falar sobre os cinco tipos de violências que estão inseridos na Lei Maria da Penha”, finaliza.  


O evento do Agosto Lilás com a palestra sobre a Lei Maria da Penha, enfrentamento à violência de gênero e diversidade sexual ofereceu uma oportunidade valiosa para a comunidade refletir sobre questões fundamentais de igualdade, respeito e direitos humanos. Através dessas discussões, busca-se criar um ambiente mais seguro e inclusivo para todas as pessoas, independentemente de seu gênero ou orientação sexual.



Responsabilidade Social

Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip