Com o objetivo de detalhar as ações da Monitoria UNIFIP e o acompanhamento dos acadêmicos monitores, tratando dos dois gêneros acadêmicos de grande relevância para a pesquisa onde diz respeito ao projeto que submete a monitoria e o relatório técnico que, tanto o professor como o aluno depositam no fim de cada semestre, o setor realizou na última quarta-feira, 24, o Encontro Pedagógico do Núcleo de Monitoria.
O evento aconteceu no auditório Master, e serviu para que alunos, professores, coordenadores e chefes de departamento também tirassem dúvidas e entendessem melhor a importância e funcionamento do núcleo.
Durante as palestras reforçaram que as atividades de monitorias deveriam ser contínuas do ensino superior, bem como envolver também o ensino médio. Apresentou também os três pilares base: O ensino, a pesquisa e extensão, reforçando a importância da monitoria no âmbito acadêmico.
Socorro Lucena, coordenadora do Programa de monitoria diz que “Queremos ressignificar o projeto submetido pelo professor, como o relatório que cabe a ambos, em pontes para uma pesquisa. No próximo semestre queremos condensar todos os relatórios e projetos em um E-book, mostrando que a monitoria vai além de uma aplicação ou revisão”, finaliza.
A monitoria além de desenvolver uma tendência à docência, no Encontro foi esclarecido que, evitou-se muito a evasão e a reprovação dos acadêmicos. O processo de monitoria transforma o monitor em um pesquisador, contribuindo para seu perfil do estudioso, para o ingresso, permanência e sucesso tanto do professor como do monitor.