Patos - PB

Saúde única: Compartilhando saberes e práticas para a prevenção de doenças e a promoção da saúde humana, animal e ambiental.

O projeto de extensão do curso de Medicina Veterinária e da COOEX tem como eixo central a temática de saúde única

Yammara Fernandes
quinta-feira, 10 de novembro de 2022

O projeto de extensão tem como eixo central a temática de saúde única. Nesse contexto, apresenta-se como um "projeto guarda-chuva", em que se desenvolve propostas em várias frentes de trabalho.

O curso de medicina Veterinária formou um grupo denominado Coletivo de Extensão em Saúde Única (COESU), juntamente com a Coordenação de Extensão - COOEX, de caráter multidisciplinar e multiprofissional, composto por estudantes dos diversos cursos do UNIFIP, e que conta com a colaboração de profissionais de variadas formações.

Segundo a coordenadora do projeto, Talícia Benício, "Com a retomada das atividades de extensão, foram desenvolvidas ações na comunidade do Serrote Liso, em Patos. Inicialmente, foram coletados dados que permitiram iniciar diagnóstico de situação da referida comunidade, e, a partir daí, iniciaram a promoção das ações voltadas à saúde das populações humana, animal e do ambiente. As ações são construídas de modo colaborativo, onde a liderança comunitária também participa do processo de planejamento das atividades a serem desenvolvidas.

Por meio de parcerias, foi viabilizado, inicialmente, ações mais direcionadas aos animais, como vacinação, vermifugação e castração, que estarão sendo realizadas nos próximos dias.

Ações mais diretamente relacionadas às pessoas da comunidade também estão sendo programadas para os momentos.

"É com muita alegria que a coordenação de extensão COOEX, registra esse momento da retomada dos projetos do unifip junto à comunidade em geral. Recentemente tivemos uma ação bastante significativa de um projeto de extensão do curso de medicina veterinária do UNIFIP intitulado saúde única compartilhando saberes e práticas para a prevenção de doenças e a promoção da Saúde Humana ambiental e animal", finaliza Flavio Franklin, coordenador da COOEX.

Em outra frente de trabalho, o objetivo foi implementar ações de terapia assistida por animais. Nesse sentido, alguns estudantes extensionistas, no último domingo, visitaram a UFPB, para conhecer o projeto de extensão em TAA, coordenado pelo professor Eduardo Sérgio.

Na oportunidade,  a visita ao Hospital Universitário puderam compreender melhor a dinâmica e os benefícios da TAA junto aos adultos e crianças hospitalizados.

Contudo, foi uma vivência engrandecedora para o grupo, onde puderam aprender e se encantar com a potência da terapia, bem como inspirar para as ações de TAA que visam desenvolver aqui no município de Patos.

Ainda conforme o coordenador Flávio Franklin, "Nós enquanto Coordenação de Extensão sempre em parceria com a Responsabilidade Social, ficamos muito felizes pois entendemos que projetos como esse, contribuem de forma positiva para a comunidade em geral. E a extensão vem se consolidando cada vem mais com ações e práticas e impactantes na sociedade.

 


Institucional
Medicina Veterinária

Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip