Patos - PB

Estudantes do curso de Psicologia realizam sarau com exposição exibição de filme.

Durante o evento, usuários do CAPS de Patos recitaram poemas e apresentações musicais.

Yammara Fernandes
quarta-feira, 18 de maio de 2022

Hoje, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O curso de Psicologia do Unifip realizou na noite desta terça-feira (17), um momento de reflexão e protexto voltados à conscientização sobre os tratamentos mentais e pela extinção dos manicômios.

Os estudantes organizaram um sarau poético e também uma exposição com o tema Libertando Mentes, a exposição faz alusão ao dia de hoje.

Durante o evento, usuários do CAPS de Patos recitaram poemas e fizeram apresentações musicais. Eles relataram vivências e se emocionaram bastante com o momento.

Para Evllin Maia, estudante do 6° período do curso de Psicologia, o momento foi muito importante para a concientização. “Creio que esses dois momentos que vivenciamos serviu de alerta para às pessoas sobre como podemos viver em uma sociedade sem os manicômios.”

Durante as apresentações, os estudantes encenaram situações que aconteciam nos manicômios, as intervenções desumanas e a ocultação dos destratos que ocorriam com aquelas pessoas.

A coordenadora do curso de Psicologia falou sobre o dia de hoje e a luta antimanicomial, “É importante que essa discussão saia dos limites acadêmicos e se torne cada vez mais uma luta social, porque na verdade, como vimos nas apresentações durante o evento, os manicômios não eram apenas para quem tinha alguma doença mental ou algum transtorno, mas era para aqueles que a sociedade rejeitava, e é ai que se insere a importância dessa luta, porque é a própria sociedade que precisa ser ressignificada”, comentou Mayara Dantas.

Nesta quarta-feira (18), em parceria com o curso de Serviço Social do Unifip, será exibido o filme Holocausto Brasileiro, que é um retrato aprofundado e contundente sobre os eventos que aos pacientes psiquiátricos do hospício de Barbacena, em Minas Gerais, local onde os pacientes eram torturados, e ficou conhecido como Holocausto Brasileiro. A exibição acontecerá às 14h no bloco H, da instituição.

À noite, será realizado no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Patos, uma conferência, onde autoridades e profissionais da saúde irão falar sobre o dia de hoje e a luta contra a volta dos manicômios.


Psicologia

Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip