Patos - PB

Um mercado de trabalho amplo para os Analistas de Sistemas

São muitas oportunidades, mas, as empresas estão tendo dificuldade em encontrar bons profissionais na área da tecnologia

Brunna Pinheiro
terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

O mercado de trabalho para o Analista de Sistemas está mais aquecido do que nunca. Com o isolamento social, o teletrabalho, ou Home Office como é mais conhecido, abriu os olhos de muitas empresas para a necessidade de adotarem ainda mais as tecnologias e, conforme a alta demanda de serviços à distância, está mais do que claro que esse é um caminho sem volta.


Você deve estar acostumado a ver matérias sobre carreiras promissoras, e a profissão de Analista de Sistemas sempre está lá, em evidência. Isto se deve ao fato desse profissional estar apto a atuar em várias áreas relacionadas à Tecnologia da Informação. Mesmo com as inúmeras vagas ainda disponíveis, o mercado de TI tem um déficit de profissionais qualificados em decorrência da pouca reposição de egressos dos cursos de formação tecnológica.


De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software, 400 mil vagas ficaram flutuando no mercado por falta de profissionais. Ou seja, as empresas estão tendo dificuldade em para preencher essas vagas da área da tecnologia porque as instituições de ensino não conseguem entregar ao mercado uma quantidade razoável de egressos, consequentemente, porque há uma baixa procura por cursos voltados para formação de Analistas de Sistemas. 


Uma pesquisa rápida em um site de busca de emprego resulta em, aproximadamente, 800 vagas destinadas a área de tecnologia da informação e a análise e desenvolvimento de sistemas. Os cargos mais comuns são: Desenvolvedor de Aplicativos Móveis, Analista de Dados, Desenvolvedor de Web. Mas há ainda áreas menos conhecidos relacionadas à mineração de dados, como Análise Comportamental, uma área afim da Analise de Sistemas ou, se preferir, Análise de Dados. A variação salarial de um Analista de Sistemas está entre 3.300 e 7.301 reais, dependendo do seu nível de experiência. 


Uma informação que poucos conhecem, e talvez por isso não optem pela carreira tecnológica, é o fato de alguns estudantes conseguirem uma vaga de emprego ainda dentro da faculdade, antes de conseguir agarrar seu diploma. Isso é possível porque, as empresas observam esses estudantes como pedras preciosas que estão sendo lapidadas. Casos assim, ao serem identificados, são convidados à participar de estágios remunerados, em que a empresa paga um valor inicial para testar as habilidades desses jovens candidatos que, brevemente, estarão aptos a preencher uma das milhares de vagas existentes no mercado. 


No Centro Universitário Unifip, o estudante em Análises e Desenvolvimento de Sistemas pratica a programação em todos os 5 semestres do curso. Respira-se programação o tempo todo. Para isso, foi montada uma grade curricular atualizada, que alia teoria e prática com o objetivo de preparar o futuro profissional de diversas formas e de alto nível. 


O curso tem duração de 2 anos e meio e as inscrições para o Vestibular estão abertas, com condições especiais: inscrevendo-se agora você, não paga a taxa de inscrição, e ganha 50% de desconto na primeira matrícula. 

As provas podem ser feitas online, ou é possível ingressar usando a nota do Enem.


Vestibular
Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia Mais


...
Unifip convoca classificados na 5ª chamada do Vestibular de Medicina 2024.2
O período estabelecido para matrícula vai de 2 a 4 de julho.
...
Unifip convoca classificados na 4ª chamada do Vestibular de Medicina 2024.2
O período estabelecido para matrícula vai de hoje (18) até a próxima quinta-feira (20), às 17h.
...
Unifip convoca classificados na 2ª chamada de Medicina 2024.2
A lista com a 2ª chamada dos convocados está disponível para downaload

Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip