O Unifip recebe com profunda
tristeza a notícia do falecimento de Manoel Dantas Vilar Filho, proprietário da
Fazenda Carnaúba, no município de Taperoá (PB). Seu Manelito, como era
conhecido, criou, em pleno Cariri paraibano, a fazenda que se tornou referência
nacional na criação de raças nativas de caprinos, ovinos e bovinos.
A Fazenda Carnaúba também é reconhecida pela qualidade dos queijos artesanais que produz, obtendo prêmios importantes em eventos dentro e fora e do país. Desde a implantação do curso de Medicina Veterinária, o Unifip mantém uma parceria com a fazenda, que abriu suas portas como campo de estágio para os estudantes.
Na última semana, o Centro Universitário de Patos se fez presente no Dia D Fazenda Carnaúba. O evento, realizado desde 2012, reúne empresários, criadores, expositores e pesquisadores do agronegócio. O trabalho conjunto entre o Unifip e a fazenda de seu Manelito proporciona aos alunos experiências ricas de cuidado e manejo com os animais.
Seu Manelito era engenheiro civil, professor aposentado da UFPB e primo do escritor Ariano Suassuna. Ele faleceu aos 83 anos, em Campina Grande, vítima de complicações após uma cirurgia de vesícula. O velório acontecerá durante todo o dia de hoje (28), na sede da Fazenda Carnaúba. O sepultamento será amanhã (29), às 9h, no cemitério de Taperoá.
O Unifip manifesta duas condolências à família e aos amigos de seu Manelito Dantas, ao mesmo tempo em que roga a Deus que o guie pelo merecido caminho da luz e da paz.