Patos - PB

I Encontro farmacêutico: O protagonismo farmacêutico em tempos de pandemia

O evento acontece no dia 30 de junho de 2020, às 19 horas, pelo aplicativo zoom.

Yammara Fernandes
quinta-feira, 18 de junho de 2020

O mundo será o mesmo após a pandemia do novo coronavírus? Quais mudanças já podem ser observadas? De que forma este cenário afeta a profissão farmacêutica? Apesar das incertezas, algumas dessas perguntas podem ser respondidas. A humanidade já enfrentou em outros momentos cenários difíceis, onde doenças infectocontagiosas fizeram emergir mudanças de hábitos, na economia e avanços tecnológicos. 

Essas transformações costumam dar destaque aos profissionais de saúde, entre eles, o farmacêutico, uma vez que a população passa a precisar de cuidados essenciais. Isso se deve, em grande parte, à busca desenfreada por medicamentos ditos “preventivos” ou que “curam” o indivíduo infectado, a despeito das pesquisas científicas na área. 

Diante desse contexto, o farmacêutico coloca-se como peça fundamental no processo saúde-doença, pois seu olhar apurado identifica inconsistências, de forma que ele possa orientar a população, podendo, inclusive, recusar-se a realizar uma dispensação que o mesmo julgue equivocada.

Entretanto, essa não é uma tarefa fácil e demanda conhecimento, segurança, iniciativa, responsabilidade e autonomia no ambiente de trabalho. Fato é que a profissão farmacêutica tem se consolidado cada vez mais nessa pandemia, mostrando a necessidade dos serviços desse profissional de saúde que impacta diretamente na vida das pessoas. 

O I Encontro Farmacêutico, abordará o tema “O protagonismo farmacêutico em tempos de pandemia: desafios, responsabilidades e cenários futuros”. O evento acontece no dia 30 de junho de 2020, às 19 horas, pelo aplicativo zoom.

Para discutirmos estas questões, a convidada será Dra. Bagnólia Araújo Costa, farmacêutica e docente da Universidade Federal da Paraíba, apresentará o panorama atual de trabalho para o farmacêutico, os desafios que esse profissional está enfrentando no cumprimento de suas funções, bem como o que nos espera em um mundo pós-pandemia. 

“Esse I Encontro Farmacêutico certamente será muito rico para os acadêmicos do curso de Farmácia, pois mostrará que a profissão farmacêutica será diferente quando a pandemia acabar. E será melhor”. Finaliza Paula Salgado, coordenadora do curso de Farmácia. 



Farmácia

Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua pré-inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip