Patos - PB

Festival de Dança Unifip celebrou o Brasil Multicultural em sua 22ª edição

O evento aconteceu no dia 27 de novembro no ginásio de esportes do Unifip.

Yammara Fernandes
sexta-feira, 29 de novembro de 2019

O Festival de Dança Unifip, completa essa ano a sua 22ª edição. É considerado um dos maiores festivais de dança da região, além de ser um dos eventos mais aguardados nos semestres. O evento aconteceu no dia 27 de novembro no ginásio de esportes da instituição, é orientado e idealizado pelo professor Fabian de Queiroz, do curso de Educação Física Unifip. 

Com o tema Brasil Multicultural, o festival vai desde a teoria até os exercícios práticos que envolvem músicas e coreografias. Segundo o professor Fabian Queiroz, “Trazer esse tema pra mim é muito confortável, animador e renovador enquanto identidade brasileira e nordestina. Precisamos que os alunos, futuros professores, tenham essa concepção, claro que, trabalhando também com outros ritmos, mas sem perder nos identidade”. Finaliza.

O evento cultural costuma promover conhecimento, lazer e socialização podendo ainda estimular o desenvolvimento motor e físico dos participantes. São acontecimentos assim, de cunho intelectual, esportivo e artístico, que habitualmente surpreendem pela criatividade apresentada e transbordam em informações e interação com a sociedade.

 “Esse festival faz interação com público interno e externo aqui do Unifip. Estamos no vigésimo segundo, e a cada ano é de superação. Sob a coordenação do professor Fabian, que dispensa comentários na criatividade e no prazer de fazer esse grande evento. Para nosso aluno, é importante vivenciar hoje essa prática, onde poderão executar amanhã como profissionais no mercado de trabalho”, esclarece o coordenador do curso, Nalfranio Sátiro. 

O festival não tem caráter competitivo, mas sim, apresenta aos espectadores, familiares e a toda comunidade da dança o trabalho desenvolvido durante o ano letivo, além de promover a troca de experiência entre estudantes e estimular o desenvolvimento cultural e da dança.

Adriana Lucena, Secretária Geral do Unifip, fala da grandiosidade do evento, “O festival iniciou como disciplina do curso, seria uma nota, uma apresentação de dança, mas com o entusiasmo que ele gerou e pelo despertar de talentos, tomou uma dimensão bem maior que uma sala de aula, passando a ser institucional, ultrapassando as paredes do Unifip, sendo um dos maiores eventos culturais da região”, conclui.

Ao longo das edições, é possível observar o crescimento da qualidade técnica e artística dos acadêmicos, algo estimulado pelo próprio festival. Uma grande vitrine onde quem sabe, futuros bailarinos, coreógrafos, diretores, professores, figurinistas, cenógrafos e profissionais hoje dos bastidores, querem fazer o melhor amanhã no mundo afora. “É uma emoção diferente em cada dança, dá sempre aquele frio na barriga e nervosismo, mas quando estamos lá na frente, sentimos a música, tudo muda. É mágico, maravilhoso”, finaliza Maiares Pereira, aluna do curso de Educação Física Unifip. 



Educação Física

Leia Mais


...
Festival de Handebol reúne categorias veteranas no Ginásio Unifi dia 27 de maio
O Festival não se trata apenas de uma competição esportiva, mas também de um momento de confraternização
...
ATLETAS PATOENSES BRILHAM NO CENÁRIO INTERNACIONAL DO ESPORTE
Campeão de Karatê e Ultramaratonista falam sobre suas conquistas

Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip