Patos - PB

Congresso reúne acadêmicos e profissionais em discussão sobre “Psicologia e Direitos Humanos”

O Congresso Regional de Psicologia do Sertão Paraibano do Unifip aconteceu na última semana de outubro e reuniu centenas de acadêmicos

Ricardo Souza
terça-feira, 5 de novembro de 2019

“Psicologia e Direitos Humanos: interlocuções e práxis sem muros” foi tema do I Congresso Regional de Psicologia do Sertão Paraibano do Unifip - Centro Universitário, evento que reuniu centenas de acadêmicos e profissionais em debates, palestras, minicursos e atividades culturais, nos dias 29, 30 e 31 de outubro.

Para Débora Najda, coordenadora do curso de Psicologia do Unifip, “a avaliação foi extremamente positiva, o congresso é um evento que vem marcar o curso de Psicologia do Unifip.  Discutir psicologia e direitos humanos é entrar numa discussão que versa sobre pilares de sustentabilidade, inclusão e interlocuções com outras ciências”, disse.

A discussão sobre a pesquisa qualitativa como um tipo de estudo científico, mostrando as qualidades, importância e o lugar que ela ocupa no campo científico, marcou momento mais esperado do evento, que foi a conferência magna com a PhD. Maria Cecília de Souza Minayo, da Fundação Oswaldo Cruz. “Hoje foi discutido como a ciência tem se desenvolvido e qual o lugar da humanidade nesse mundo de tanta tecnologia e inteligência artificial. Diante de tanta coisa nova, o humano não pode ficar esquecido”, pontuou.

Durante três dias, os participantes do congresso tiveram momentos intensos em palestras e mesas redondas que abordaram temáticas como: Gênero, diversidade e inclusão; Juventude, mídia e criminalização; Precarização dos direitos humanos e Compreensões diferentes da saúde como um trabalho ou do trabalho como a saúde. O evento também contou com vários minicursos tratando de diversos assuntos ligados ao tema principal do congresso.

“Acho muito importante o peso que está se dando nesta universidade na capacitação das pessoas, de trazer o melhor que se tem em estudo científico para que sejamos futuros profissionais. Estamos em um momento em que a educação está sendo maltratada e encontrar vitalidade neste centro universitário é algo fantástico”, disse Carlos Minayo, palestrante da última noite do evento.

Nesta edição foram realizados simultaneamente o I Congresso Regional de Psicologia do Sertão Paraibano, o IX Congresso de Psicologia do Unifip e o Encontro de Egressos do Unifip.


Psicologia

Leia Mais


...
Congresso de Psicologia do Unifip começa nesta terça-feira. Veja a programação
O I Congresso Regional de Psicologia do Sertão Paraibano e o IX Congresso de Psicologia do Unifip reunirá acadêmicos e profissionais de diversas instituições regionais e nacionais

Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2019 - Unifip