Patos - PB

Valorização da vida e prevenção ao suicídio são temas de palestras no Café com Saúde

O evento reuniu acadêmicos da área da saúde do Unifip em temática voltada ao Setembro Amarelo

Ricardo Souza
quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Reunir acadêmicos para uma conversa é uma iniciativa bastante comum em uma universidade onde a graduação é construída através de atividades teóricas e práticas que envolvem a discussão e diálogo. Quando o assunto é “Valorização da vida e prevenção ao suicídio”, a discussão vai além da ciência e envolve filosofia e fé em um tema que abrange todas as classes em um único objetivo.

A quarta edição do Café com Saúde, promovido pela Tutoria Acadêmica do curso de Enfermagem, aconteceu na noite desta terça-feira (19), e reuniu centenas de alunos da área da saúde em uma conversa proveitosa sobre a valorização da vida, em alusão à campanha do Setembro Amarelo.

“É um momento da gente parar e refletir sobre o que está acontecendo com nossa sociedade, com os nossos jovens, e de que maneira a academia pode contribuir na informação e transformação desses jovens, e principalmente eles, como vetores de difusão desse conhecimento, dessa conscientização. É essa a nossa proposta, difundir o máximo possível que a vida vale mais do que qualquer coisa”, disse Aristeia Candeia de Melo, Tutora Acadêmica do curso de Enfermagem.

Objetivando levar aos participantes um despertar para um tema que é de extrema importância, O Filósofo, psicanalista e ex padre, Dr. Francisco Almeida, falou aos acadêmico sobre a o propósito da existência. “A ideia é conversar sobre a importância e valorização da vida, da superação e da resiliência. A existência é uma experiência única que nós recebemos e precisamos dar conta dessa experiência com seus desafios, com as perdas> A gente precisa aprender a lidar com isso. O ser humano tem tido dificuldades de lidar com essas situações próprias da existência”, ressaltou.

Núcleo de Assistência Psicopedagógica e Psicológica (NAPP) do Unifip, disse que “essa temática é muito atual e está inserida em todos os contextos, inclusive nas universidades”. Para ela, é importante que os acadêmicos da área da saúde levem os conhecimentos adquiridos sobre o tema, não só para a vida pessoal, mas também para seus futuros ambientes de trabalho.

O 4º Café com Saúde, evento consolidado no Unifip, aconteceu no auditório Master da instituição e foi voltado aos alunos do curso de Enfermagem da instituição.


Enfermagem

Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip