Patos - PB

VIII Congresso Paraibano de Nutrição terá como tema, Nutrição Oncológica

O evento acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2019

Yammara Fernandes
sexta-feira, 6 de setembro de 2019

O câncer é uma enfermidade que se caracteriza pelo crescimento desordenado de células que podem invadir tecidos e órgãos adjacentes e/ou espalhar-se para outras regiões do corpo (BRASIL, 2013). 

Muitos fatores influenciam o desenvolvimento do câncer, que podem ser externos, como o meio ambiente, hábitos alimentares ou costumes próprios de um ambiente social e cultural, ou internos, resultante de eventos que geram mutações sucessivas no material genético das células, processo que pode ocorrer ao longo de décadas, em múltiplos estágios (ARAB; STECK-SCOTT, 2004; ERSON; PETTY, 2006). 

Entre as principais alterações metabólicas provocadas pelo câncer estão a perda de peso, a desnutrição calórico proteica e comprometimento do sistema imune. 

Segundo o Consenso Nacional de Nutrição Oncológica, essas condições clínicas e nutricionais indicam a necessidade de desenvolvimento de protocolos criteriosos de assistência nutricional oferecida aos pacientes com câncer nas diferentes fases da doença e do tratamento, tendo em vista a otimização dos recursos empregados e a melhoria da qualidade da atenção prestada a esses pacientes. 

Sendo assim, como forma de explorar os temas mais atuais e relevantes sobre essa temática, o VIII Congresso Paraibano de Nutrição, traz como tema central Nutrição Oncológica: Interdisciplinaridade e assistência nutricional ao paciente oncológico, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2019. Clique no link para inscrever-se.

INSCRIÇÃO



Nutrição

Leia Mais


...
Nutrição na prática: Como a Clínica Escola de Nutrição UNIFIP está transformando vidas.
Para os alunos, ela oferece uma oportunidade única de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula
...
Veja os aprovados na seleção interna para professor de Nutrição - Edital 0011/2024
A lista com o resultado final está disponível para download

Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua pré-inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip