A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) encaminhou para o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) das FIP a carta de renovação de registro, atestando a aptidão para funcionamento. O órgão funciona desde 2007, fiscalizando os trabalhos de pesquisa desenvolvidos com seres humanos e adequando-os às normatizações estabelecidas pela CONEP.
Com a carta de renovação, o Comitê de Ética das FIP está autorizado a funcionar até 2017, quando um novo reconhecimento deve ser feito. O coordenador do CEP-FIP, Flaubert Paiva destaca que “a Renovação de Registro para funcionamento do Comitê de Ética é relevante pelo fato desta ação caracterizar o bom desempenho do trabalho que prestamos, não só a instituição como à região”.
Além das pesquisas desenvolvidas nas FIP, o comitê recebe ainda demandas vindas de outras Instituições da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. “A CONEP utiliza-se do critério de territorialidade e nos confia a deliberação de pareceres referentes aos protocolos de pesquisa, cujos estudos são realizados em nosso espaço geográfico”, explicou Flaubert.
“Cumprimos rigorosamente a Resolução 466/2012 e Norma Operacional 001/2013, que determinam as regras para funcionamento dos Comitês de Ética em Pesquisa Científica envolvendo Seres Humanos. As normas estabelecem os parâmetros para os colegiados agirem no processo de avaliação dos protocolos de pesquisa, diante disso, somos considerados como referência”, finalizou.