Patos - PB

Reunião discute implantação de Núcleo de Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais na FIP

O projeto será sediado junto à coordenação do curso de Serviço Social e vinculado à coordenação acadêmica

Ricardo Souza
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Aconteceu na FIP, uma reunião envolvendo coordenadores de curso da instituição e a coordenação acadêmica de IES. O objetivo da reunião foi discutir um projeto para implantação de um Núcleo de Direitos Humanos. O projeto foi idealizado e apresentado pelo professor Arnaldo Sucuma.

A ideia é criar um espaço de discussões que permita analisar os diversos impactos da violação dos Direitos Humanos no Brasil e no mundo, bem como compreender os obstáculos que afetam as Relações Étnico-Raciais no País.

Após aprovação e a implantação do Núcleo de Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, em primeiro momento, o projeto será sediado junto à coordenação do curso de Serviço Social e vinculado à coordenação acadêmica.

Para Arnaldo Sucuma, é fundamental que uma instituição do porte da FIP, a qual já se prepara para se transformar em um centro universitário, tenha um espaço de debate de Direitos Humanos em relação aos Étnico-Raciais. “A ideia é que seja um projeto institucional, promovendo encontros e debates sobre o tema. São temáticas transversais que envolve todos os cursos, então é importante que haja engajamento de todos.

Segundo Alana Candeia, coordenadora Acadêmica da FIP, a instituição já é atuante com a temática que envolve os direitos humanos, através projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos cursos em algumas comunidades, como por exemplo, Quilombolas e Ciganos, dentre outras. Para ela, isso é uma prerrogativa de todas as instituições de ensino.

“Serão trabalhos desenvolvidas em diversas áreas, com integração total dos cursos. Nosso objetivo também é discutir essa temática em sala de aula, trabalhar o tema com nossos professores, em parceria com outras instituições, com autoridades ligadas ao setor dos direitos humanos e tendo por objetivo maior, contribuir na formação de profissionais com uma visão mais humanista. Disse Alana.

Eixos de atividades

Por serem temas transversais, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais abrangem diversos aspectos da vida humana. Por isso, pretende se elencar os eixos temáticos que nortearão as atividades propostas, que atendem demandas de todos os cursos das FIP:

1- Declaração Universal dos Direitos Humanos: primeira, segunda, terceira, quarta e quinta geração dos direitos humanos;

2- A questão Étnico-Racial: educação e racismo, racismo social e institucional, género e racismo, cultura e história do povo negro no Brasil, etnia;

3- A questão Indígena: educação e discriminação do índio;

4- Direitos humanos e Saúde em suas múltiplas faces;

5- Direitos Humanos: direito a moradia nos espaços urbanos e rurais;

6- Tecnologia e Sociedade, Mídia e Sociedade;

7- Direitos Humanos e Segurança Pública, Política de Encarceramento;

8- Distribuição de Renda, Pobreza, Desigualdade Social e Violência;

9- Educação e Direitos Humanos;

10- Direitos Humanos e Economia;

11- Direitos Humanos, Culturas e Meio Ambiente;

12- Migração e Direitos humanos;

13- Gênero, Violência, Movimentos Sociais e Direitos Humanos;

14- Religião, Violência e Direitos Humanos;

15- População Cigana e Direitos Humanos.



Institucional

Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip