Alunos do primeiro e terceiro período do curso de Medicina da FIP se reuniram em uma atividade acadêmica diferente dos estudos cotidianos em sala de aula. Eles desenvolveram atividades lúdicas e artísticas para mostrarem o que aprenderam nesse semestre nas aulas de anatomia.
O 2º Workshop de Anatomia Palpatória e Pintura Corporal e o Anatomia em Canto, foram realizados com sucesso, literalmente no sentido da palavra. Artistas famosos da música brasileira e internacional tiveram suas músicas transformadas em paródias, que, além de arrancar risadas do público (estudantes), os alunos mostraram o que apreenderam sobre o tema proposto através das músicas.
Os acadêmicos com mais habilidades na arte da pintura fizeram desenhos de órgãos e músculos do corpo humano. Os desenhos foram feitos nos próprios alunos.
O bodypainting (pintura corporal), como é chamada a técnica, trata-se de uma metodologia de ensino que envolve pintura de músculos no corpo humano, “Essa atividade é utilizada para complementar o ensino da anatomia. A técnica é validada por diversos instrumentos que tem o cunho científico e auxilia o aluno para um aprendizado mais ativo”, disse Francisco Orlando, coordenador de atividades complementares do curso de Medicina da FIP.
Também foram utilizados bonecos de brinquedos na dinâmica. A ideia da utilização dos bonecos eram os alunos marcarem as partes do corpo humano nos brinquedos.
Todos os brinquedos a utilizados na dinâmica foram doados a crianças carentes.