Aconteceu neste fim de semana, em Patos, III Simpósio paraibano de Medicina de Família e Comunidade, e o III Painel Integrado Medicina. O evento, promovido pelo curso de Medicina da FIP, aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro e reuniu acadêmicos do curso e áreas afins.
Debatendo atualizações recentes sobre a medicina, discussões e congraçamentos entre os participantes, cerca de dez palestrantes com vasto conhecimento acadêmico no Brasil e no exterior, a exemplo do médico Marcelo Rodrigues Zacarkim, participante do curso "Clinical Research Fellow Practice" oferecido pela Harvard Medical School, apresentaram aos congressistas temas como: Protocolos em Emergências na atenção primária à saúde; doenças crônicas; ética médica; estudo da medicina fora do Brasil, entre outros.
Paula Maia, coordenadora do curso de Medicina da FIP, avaliou positivamente a realização do simpósio. “Estamos felizes em o sucesso do evento. Nós temos uma residência médica que é a maior do Norte e Nordeste e esse é o movimento do residente junto com a Liga de Medicina de Família e Comunidade. Os alunos se mostraram interessados em saber mais sobre a especialidade em Medicina de Família e Comunidade”, comemorou.
Marcelo Zacarkim, ministrou a palestra intitulada “do Brasil para o mundo: Internacionalize sua experiência como estudante”. Ele falou aos congressistas sobre a importância integrar o estudo da medicina local ao estudo fora do Brasil. “Hoje debatemos aqui sobre a experiência de um médico fora do nosso cenário local. Precisamos sair para outros países e outros hospitais, conhecer outros protocolos e trazer isso de volta para nossa realidade e tentar encontrar um meio termo entre o que a medicina do exterior faz de bom o que a nossa faz de bom e trabalhar com isso”, disse.
Paralelo ao simpósio, os acadêmicos do curso realizaram ações voltadas à comunidade patoense. Na sexta-feira, dia 22, alunos e profissionais de medicina realizaram uma ação na Praça Alcídes Carneiro, localizada no bairro Belo Horizonte, com atendimentos e orientações de saúde aos moradores da área.
Na manhã do domingo, dia 25, os estudantes, juntamente com coordenação do curso de medicina, voltaram a praça e participaram de ações da campanha nacional “troque o medo por esperança”, em parceria com o Hospital do Bem, que é a unidade de referência do tratamento oncológico no sertão, além do grupo Amigas Viva a Vida. No evento foram realizadas orientações de saúde e de combate ao câncer e atendimento médico gratuito.