Patos - PB

Congresso de Serviço Social foi realizado abordando Estado, Democracia e Lutas de Classes

2º Congresso Regional de Serviço Social FIP

Redação
sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Diante da conjuntura atual, o 2º Congresso Regional de Serviço Social trouxe debates aprofundados relacionados ao tema do evento que foi “Estado, Democracia e Lutas de Classes: Os (des)caminhos e alternativas do Serviço Social no Brasil”. O evento foi realizado de 18 a 21 de setembro, recebendo profissionais renomados, vindos de outras Instituições, para tratar sobre pontos que são fundamentais.

“A noite de hoje foi no sentido de nós aprofundarmos umas discussões sobre o significado do Estado na sociedade brasileira, particularidades da formação social brasileira, no ponto de vista econômico e político. Pensar que é democracia e a gente insiste nisso, pois a democracia é um terreno, que pra nós é muito valorizado, é neste espaço que nós podemos garantir para classe trabalhadora, serviços, políticas sociais e fundamentalmente garantir direitos sociais numa sociedade marcada por uma profunda desigualdade”, explicou Marcelo Sitcovsky.

O Congresso reuniu um grande número de amantes da área. Não só estudantes e profissionais da FIP estiveram participando, mas também pessoas de outras Universidades. A temática do Congresso teve como fio condutor a reflexão sobre a consolidação dos direitos sociais. Para explorar mais o mote do encontro, foi preparada uma programação diversificada durante os quatro dias.

“Foram discutidos no Congresso diversos temas, como as políticas públicas e os rebatimentos para a categoria profissional, a dimensão técnico-operativa do Serviço Social diante da questão social, bem como foi debatido o papel do Estado, que não tem como nesse período a gente não está falando no processo eleitoral e de uma onda conservadora que tem sido novamente resgatada no Brasil”, disse Anarita Salvador, coordenadora do curso.

Os congressistas tiveram a oportunidade de participar de palestras, minicursos, mesas-redondas, apresentações culturais e outras atividades que fortaleceram os conhecimentos dos acadêmicos. “Para nós estudantes é de suma importância estarmos ligados diretamente a temática do Congresso, que venha chamar nossa atenção para realidade da conjuntura brasileira. Então, é um momento de reflexão, em que todos os alunos têm que tomar parte do processo de debates. Contudo, é um momento de aquisição de conhecimentos”, comentou o estudante Samuel Lopes. As propostas interligadas serão válidas durante a carreira profissional de cada participante.

 


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip