O Movimento Abril Verde tem como objetivo colocar em pauta para a sociedade o tema segurança e saúde do trabalhador brasileiro com vistas à redução dos acidentes de trabalho.
Abril Verde foi o mês escolhido, pois no dia 7 se comemora o Dia Mundial da Saúde e no dia 28, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, proposta pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) a todos os países membros.
Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo do Movimento é o laço verde, assim como o laço do Outubro Rosa e de outros tantos movimentos da sociedade em torno de uma causa nobre.
A FIP oferece para seus colaboradores e alunos através da Gerência de Recursos Humanos, SESMIT e CIPA, várias atividades. Neste dia 17 de abril no auditório Master, a Instituição proporcionou duas palestras com os temas, Acidente de trabalho com exposição a material biológico, com a palestrante Camila Nunes dos Santos, coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Regional de Patos e Biossegurança com o professor Jorge Luiz Silva.
Na ocasião a coordenadora do CEREST/Patos, Iara Daiane, diz que “Esse mês nos concentramos as atividades, mas temos um cronograma cheio. Todos os dias nós temos demandas com a população trabalhadora. Assim, durante todo o ano estamos focados com ações voltadas a saúde e segurança dos trabalhadores”.