Patos - PB

Aula Magna de SI aprofundou debates sobre a Internet das Coisas

Aula Magna de SI 2018.1

Redação
sexta-feira, 23 de março de 2018

Objetos simples, que fazem parte do nosso dia, todos funcionando de forma interligada através da rede mundial de computadores. Essa é a proposta da Internet das Coisas, tema escolhido para a Aula Magna 2018.1 do curso de Sistemas de Informação. “O nome pode parecer estranho, mas a Internet das Coisas nada mais é do que a conexão de cada vez mais dispositivos do nosso cotidiano à internet. Aos poucos as coisas estão mais conectadas”, explicou, Flavius Gorgonio, palestrante do evento.

Tudo isso pode parecer estranho para você, mas fique sabendo que essas inovações tecnológicas já estão bem presentes no nosso dia a dia. Muitas nós já utilizamos sem nem saber. “A Internet das Coisas já está no seu celular, no seu relógio, no sensor de estacionamento. E esses dispositivos estão coletando dados, armazenando em nuvens e utilizando em benefício nosso e também em benefício comercial. O Google está sabendo onde você está. Se está andando, se está correndo, sentado ou dormindo”, alertou o professor.

Na palestra a “Internet das Coisas e as Coisas da Internet”, os alunos de sistemas de Informação puderam aprofundar ainda os seus conhecimentos em relação a uma das áreas mais promissoras do mercado de Tecnologia da Informação. Lições vão contribuir para os trabalhos que eles já vêm desenvolvendo. “A gente já desenvolve aplicativos para que a gente possa controlar desde a luz da sua casa até a porta. E hoje na Aula Magna de SI a gente reforça esses conhecimentos”, afirmou João Antunes, alunos SI.

Esse é um caminho promissor, segundo a professora Angélica Félix. “A gente tem por uma lado muitos pesquisadores tentando descobrir mais aplicações para a Internet das Coisas e, por outro lado, uma indústria sedenta por aplicativos e mais formas de ganhar dinheiro através dessa expansão”, observou.

É justamente por causa dessa expansão que os estudantes estão cada vez mais ligados no campo de trabalho, seguindo um fluxo em que tudo é movido a tecnologia. “Ninguém vive sem tecnologia, sem internet, sem automação. É impossível”, enfatizou João Antunes. Ele e os colegas são daqueles que passam o dia interno parados na frente do computador ou do videogame.

Mas de vez em quando é preciso se mexer. Por isso, alunos do curso de Fisioterapia foram convidados para a Aula Magna. Eles botaram todo mundo para esticar o corpo, em um momento de ginástica laboral. Exercitar as articulações é importante para evitar as lesões por reforço repetitivo. O evento contou ainda com uma da Cia. de Dança das FIP.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip