Patos - PB

Em Aula Magna, Licenciaturas debatem o enfrentamento à violência

Licenciaturas debatem superação da violência

Redação
quarta-feira, 21 de março de 2018

Um problema que vem preocupando cada dia mais a sociedade é a insegurança a que todos nós estamos expostos. Diante dos casos de violência rotineiramente noticiados, os cursos de Licenciaturas em Letras e Pedagogia abriram, na Faculdade, um espaço para debater as formas de superar essa realidade. A discussão aconteceu durante a Aula Magna 2018.1.

O evento reuniu estudantes e professores em uma noite de reflexão sobre os diversos tipos de violência presentes na sociedade. A conversa foi mediada pelo aluno egresso das FIP, hoje professor da UEPB, Dr. Irenaldo Pereira. Para ele, a violência é um fenômeno que faz parte da consciência do homem. “A violência não se restringe a casos isolados, mas é também uma questão fenomenológica muito imbuída na consciência humana. A partir desse sentimento gera-se a intolerância e, em decorrência, vão gerando os casos de violência”, afirmou o palestrante.

A aula tratou da violência sobre diversos aspectos. “Existem públicos específicos que são sempre vítimas da violência. Nós podemos citar como exemplo os pobres, negros, as mulheres e as lideranças que trabalham defendendo os direitos humanos”, ressaltou Irenaldo, relembrando o assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro.

Para a coordenadora do curso de Letras, Socorro Lucena, o população se vê hoje diante de uma situação que parece não ter controle. “A sociedade em geral está inquieta por não ter estratégias determinantes e significativas, para combater a violência que permeia todas as pessoas. Todo mundo está com as mãos na cabeça, sem saber o que fazer”. Socorro também relembrou o caso Marielle. “Ela era uma voz, entre tantas, que clamava por paz, por justiça e igualdade. Igualdade de raça, de sexo, de gênero”, disse.

A Aula Magna aconteceu exatamente durante a última semana da Campanha da Fraternidade. Este ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elegeu a superação da violência como tema para reflexão nacional. “Sempre a Igreja está atenta a todos os problemas do meio social. A CNBB, preocupada com o que vem acontecendo com a sociedade dilacerada, com a violência aumentando cada vez mais entre as pessoas, chama a atenção para que todos os fiéis possam refletir sobre essa questão tão presente em nosso meio”, afirmou o padre Everaldo Lucena, professor das Licenciaturas.

Os alunos que participaram da aula refletiram também sobre a violência que acontece dentro das escolas. “A gente vê que é uma situação muito difícil não só no meio social, como também dentro da escola. O professor acaba ficando despreparado. Ele começa a lidar com essa situação e vê uma desmotivação dentro da sala de aula. Não é fácil um professor chegar e ser recebido com violência”, contou Viviane Queiroga, estudante de Letras. Mesmo assim, ainda resta uma certeza. “A Educação sempre será um caminho para as pessoas saírem da violência”.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip