Com um olhar voltado para o cenário atual do País, a Aula Magna do curso de Direito das FIP foi realizada discutindo os principais aspectos da Reforma Trabalhista nesta quinta-feira (01). O tema foi escolhido com o intuito de provocar discussões mais acentuadas sobre as mudanças efetivas em relação aos direitos dos trabalhadores.
“Essas transformações, dentro de uma consolidação de leis trabalhistas que vigoram desde a década de 40, de fato, elas trazem reflexos muito importantes e que necessitam de umas discussões cada vez mais profundas. Foi pensando nisso que a gente traz justamente uma aula magna sobre a Reforma Trabalhista”, ressaltou André Gomes Alves, coordenador do curso.
A abordagem do tema foi feita pela Juíza do Trabalho da Paraíba, Dra. Ana Paula Porto. A palestrante trouxe reflexões diante das mudanças, falando sobre como devem ser compreendidas as alterações da CLT, passando para os acadêmicos qual o papel do profissional de Direito á frente da conjuntura atual.
“Essa mudança para aqueles que vão abraçar o caminho da advocacia, precisam entender a Reforma Trabalhista, porque deles também resultará um papel diferente, de maior análise critica, nas questões dos ajuizamentos das ações”, destacou.
Para a estudante Jéssica Araújo, o momento foi de aprendizado e união. “Foi uma oportunidade muito boa, inclusive por a gente ficar por dentro dessas novas alterações da CLT já que não tem muita doutrina atualizada. E também ter uma interação com os novatos e veteranos, uma oportunidade de reunir o pessoal de direito”, concluiu.
Na ocasião, também foi feita a divulgação dos selecionados no processo seletivo de monitoria jurídica. Os alunos que foram aprovados serão responsáveis por auxiliar professores em disciplinas e prestar assistência a outros estudantes, além de desempenhar outras atividades que terão um significado positivo para a vida acadêmica e atuação futura dos participantes.