Terminou hoje (31) a edição 2018.1 do Encontro Pedagógico das FIP. O evento teve início na última segunda-feira (29), reunindo todo o corpo docente da Instituição. Objetivo foi discutir de forma ampla e consistente as diretrizes de ensino e também dos referenciais usados em sala de aula. Um dos principais temas debatidos foi o uso da tecnologia na sala de aula.
A palestra de abertura discutiu essa temática, despertando a visão dos professores para métodos de ensino mais inovadores. “O professor precisa se adaptar a essas novas tecnologias que utilizam a tecnologia ao seu favor. A tecnologia não modifica o aprendizado, mas ela facilita como o aluno vai aprender, de forma mais flexível, prática, colaborativa e dinâmica”, destacou o professor Bruno Leite, convidado para ser o palestrante de abertura do evento.
E não é à toa que a tecnologia entrou na pauta de discussão do planejamento. A partir deste ano, as FIP passarão a utilizar um sistema de ensino híbrido, presencial e online. “Não é uma educação à distância”, afirmou a diretora acadêmica das FIP, Alana Candeia. “É aquela metodologia em que o ensino/aprendizado é mediatizado pelas tecnologias. É uma decisão do MEC desde 2004 que nós estamos adotando agora”, explicou.
A programação do Encontro contou ainda com oficinas pedagógicas. Foram oferecidas 10 opções de oficinas envolvendo metodologias ativas, educação inclusiva e técnicas didático-pedagógicas. No último dia de atividades, as coordenações dos cursos reuniram os professores para um momento de avaliação interna, onde foram destacados fragilidades e potencialidades de cada graduação. Essa avaliação serve como norte para que sejam traçados os planos e metas para o novo semestre.
Os encontros realizados no encerramento e na abertura de cada semestre, faz parte de um projeto de formação continuada que a Faculdade proporciona ao corpo docente. “Nós estamos aqui revendo nossas metodologias, nossas formas de trabalho. É um momento de encontro, de troca de ideias, experiências e também de montagem do nosso planejamento semestral”, avaliou a professora Janaína Lúcio.
Quem também do Encontro Pedagógico foi o diretor das FIP, João Leuson Palmera. Em sua conversa com os professores, ele destacou a seriedade e o compromisso do trabalho desenvolvido pela Instituição, além de levar uma palavra de incentivo. “Nós estamos todos à disposição para que eles possam realizar um bom trabalho. Estamos atentos para darmos todo o respaldo que eles precisam”, garantiu.
O Encontro Pedagógico 2018.1 foi realizado através de um trabalho em conjunto entre Coordenação Acadêmica, Núcleo de Cerimonial e Eventos e Assessoria de Comunicação.