Patos - PB

Biomedicina aborda relação entre profissional e sociedade em Encontro

XI Encontro Paraibano de Biomedicina

Redação
segunda-feira, 27 de novembro de 2017

A aproximação entre os biomédicos e a sociedade foi o plano de fundo para as discussões do XI Encontro Paraibano de Biomedicina. O evento focou na importância do estreitamento da relação entre os profissionais e os pacientes. A rotina de análises clínicas dentro dos laboratórios acaba contribuindo um distanciamento entre as partes, realidade que deve ser mudada com a inserção do biomédico na atenção básica em saúde.

“A estratégia é expandir a visão do aluno para que ele consiga identificar outros pontos que sirvam para ele atuar no mercado de trabalho, sempre dando enfoque a necessidade de eles terem esse zelo e esse cuidado com a sociedade”, explicou a coordenadora Lúcia Bezerra. O zelo a que ela se refere vem do trabalho de humanização feito com os alunos.

A atuação do biomédico na rede de atenção básica é regulamentada pelo Conselho Nacional de Saúde. Isso garante a inserção do profissional em UPAs, UBSs e hospitais, possibilidade ainda desconhecidas por gestores públicos. “Infelizmente prefeitos, governadores não têm essa consciência e ficam omissos a essa parte. Pelo biomédico ser um profissional completo, então ele é altamente capacitado para atuar nisso”, garantiu Paulo Chaves Júnior, palestrante do Encontro.

Para garantir que os acadêmicos estarão aptos a atuarem em todas as áreas, o Encontro de Biomedicina foi abrangente em suas abordagens, através de palestras, minicursos e mesas redondas.  “O objetivo é formar profissionais que tenham uma visão cada vez mais multiprofissional e que consiga olhar para a sociedade com todo o respeito que ela merece. Despertar nos alunos um olhar crítico, mas de cuidado com a sociedade”, ratificou Lúcia Bezerra.

No ponto de vista de Cristina Cirino, aluna do P4 de Biomedicina, o objetivo do evento foi alcançado. “O tema veio trazer para nós uma oportunidade melhor de no futuro, a termos um contato mais direto e claro com os pacientes. É uma forma também e mostrar que nossa profissão não só dentro do laboratório. Nós temos a capacidade de ajudá-los”, garantiu.

O Encontro de Biomedicina se destacou também pelo grande número de trabalhos apresentados. O curso vem incentivando a produção científica como forma de instigar os alunos a descobrirem um pouco mais sobre o seu trabalho dentro e fora do ambiente laboratorial.

 


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip