Patos - PB

Serviço Social destaca trabalhos dos alunos na I Mostra de Pesquisa e Extensão

Mostra de Pesquisa e Extensão

Redação
quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Para ter um currículo acadêmico diferenciado, é importante que os alunos se debrucem sob o âmbito das pesquisas. Escrever artigos, desenvolver trabalhos e publicá-los enriquece o desempenho do estudante. Para incentivar ainda mais esse intercâmbio de conhecimento, o curso de Serviço Social promoveu a I Mostra de Pesquisa e Extensão.

“Eu acho que é uma maneira como a gente encara a formação profissional no âmbito da Universidade. O ensino deslocado da pesquisa e extensão não funciona muito bem. A gente já vinha desenvolvendo projetos e os alunos publicavam seus trabalhos em outros eventos”, contou a coordenadora de atividades complementares, Lidiane Tiburtino. Para ela, o evento é uma forma de incentivar ainda mais o engajamento dos estudantes. “A gente resolveu fazer a Mostra até para estimular outros alunos que estão na graduação a se inserirem nos projetos”, completou.

O evento, além de abrir espaço para a exposição dos trabalhos científicos, propôs uma reflexão sobre conservadorismo, tido como um dos entraves para o trabalho dos pesquisadores. “Essa é uma influência que repercute sobre a cultura de uma forma geral e acaba incidindo sobre a produção de conhecimento. Normalmente tem uma tendência de apequenamento dos objetivos da ciência, voltados, especificamente, a interesses de mercado que são movidos pela lógica da lucratividade”, explicou o professor Jamerson Murillo, palestrante do evento.

Seguindo a programação, os estudantes participaram ainda de uma série de minicursos e de uma mesa redonda, que abordou a realidade da pesquisa e extensão dentro do curso de Serviço Social. Para encerrar as atividades, os acadêmicos expuseram e defenderam suas pesquisas, frutos de trabalhos realizados dentro e fora da Faculdade. “É um trabalho importante porque dá oportunidade para que o estudante conheça a prática da profissão e adquirir mais conhecimento”, avaliou Juliana Simplício, estudante do P6 de Serviço Social.

O incentivo à produção científica é um dos pontos que vem se fortalecendo cada vez mais dentro das FIP. Durante este semestres, diversas outras iniciativas de fomento à pesquisa foram realizadas na Instituição, despertado o espírito pesquisador dos acadêmicos. 


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip