Patos - PB

Com foco no empreendedorismo, Aula Magna de SI discute modelos de negócios

Aula Magna de SI 2017.2

Redação
terça-feira, 21 de novembro de 2017

Que os estudantes da área de Tecnologia da Informação já tem os dois pés à frente quando o assunto é criar boas ideias, a gente já sabe. Mas agora, eles receberam um incentivo a mais para buscar os rumos da inovação, durante a Aula Magana de Sistemas de Informação 2018.1.

O evento expôs os novos modelos de negócios, a partir da apresentação de uma metodologia de trabalho dinâmica. Na aula, os estudantes foram apresentados ao Business Model Canvas, uma ferramenta de modelação de negócios, que auxilia no planejamento estratégico e no desenvolvimento de ideias inovadoras.

A start para a atividade extra-classe que uniu tecnologia e empreendedorismo surgiu no mês de outubro, quando Patos sediou a primeira edição da Feira do Empreendedor no Sertão. “Foi exatamente neste avento que contatamos Ismael Nóbrega, consultor do SEBRAE, para que viesse falar sobre a implantação da modelagem de negócios inovadores usando as técnicas mais emergentes do mercado”, contou Pablo Suárez, coordenador do curso de Sistemas de Informação.

Para conduzir as discussões e aguçar o espírito inventivo dos alunos, Ismael estabeleceu a relação entre os mundos tecnológico e empreendedor como responsável por grande ideias. “Inovação também passa por tecnologia e um curso essencial, como o de Sistemas de Informação, tem esses protagonistas que são os acadêmicos. São estudantes que têm um perfil diferenciado, nativamente empreendedor. Daqui saem ideias de produtos e serviços que poderão estar nos próximos celulares em alguns meses”, ressaltou o consultor.

O perfil empreendedor já faz parte das características dos alunos de Sistemas de Informação e o curso contribui para isso. “Além da estrutura curricular contar com disciplinas na formação do aluno que gira em torno do empreendedorismo, marketing e aspectos jurídicos e econômicos, a gente busca parcerias para oferecer minicursos que sejam capazes de enaltecer o empreendedorismo”, explicou Suárez.

Fernanda Alves, estudante do P8, é um exemplo de aluna que já enveredou pelo caminho do empreendedorismo. “A gente trabalha com automação comercial, então lida com o cliente na parte de organização de estoque, relatórios. Então o modelo do canva é esse planejamento estratégico da empresa, então está tudo bem conectado”, afirmou.

O curso de Sistemas de Informação e o SEBRAE Patos já caminham juntos em alguns projetos, destacando sempre as possibilidades de inovação aliado a formação empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. 


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip