Patos - PB

Congresso de Radiologia reúne estudantes para discutir interdisciplinaridade

I Congresso Paraibano de Radiologia

Redação
segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A primeira edição do Congresso Paraibano de Radiologia foi muito além das discussões sobre rotina e prática profissional. O evento estabeleceu uma ponte entre a Radiologia e as demais áreas de saúde, mostrando a sua relevância na assistência aos pacientes. Com foco na interdisciplinaridade, o Congresso explorou novas áreas de atuação estabelecendo relações entre o radiologista e os demais profissionais.

“Mostrar que a Radiologia não é apenas o exame de raio-x, tomografia, mamografia. A Radiologia é uma área interdisciplinar, que conversa com a Medicina, com a Enfermagem, com a Fisioterapia. A ideia do Congresso é trazer essa integração”, ressaltou Bruno Leite, coordenador do curso de Tecnologia em Radiologia das FIP.

Dentro da proposta de inovação, o Congresso abriu espaço para discussões de temas modernos, a exemplo da inteligência artificial em imagens médicas. De tão recente, essa área de atuação ainda está sendo desenvolvida. “Do ponto de vista de aplicação médica, isso tudo está só começando. Uma vantagem dessa oportunidade aqui para os estudantes é ter uma ideia da perspectiva e da potencialidade a ser explorada”, avaliou Igor Vieira, palestrante do evento.

Segundo o Emerson Claudino, também palestrante do evento, propiciar dentro da Faculdade esse diálogo multiprofissional já prepara o aluno para o trabalho. “Além do tecnólogo em radiologia ser um instrumento de humanização do atendimento, realizar de forma adequada a técnica do exame de imagem é fundamental pra gente chegar a um diagnóstico adequado. Esse entendimento entre as duas partes em relação ao diagnóstico das doenças é fundamental”, disse.

Estudante do P2 de Radiologia, Fabrício Alves viu no Congresso uma oportunidade de poder escolher a área em que quer atuar. “A partir de hoje, vai ampliar a visão de todo mundo, esse Congresso. Eu acho que vai abrir uma porta, aumentar a visão, o futuro dentre outra áreas que a gente não conhece”, ratificou Fabrício.

Dentro da proposta de interdisciplinaridade, o evento recebeu alunos de outros cursos. Hellen Nóbrega, estudante de Medicina, participou do evento e captou a ideia do trabalho em equipe. “Essa integralidade entre o médico e o tecnólogo em radiologia é primordial principalmente na urgência e emergência. A partir disso eu vou ter uma análise de outro profissional que sabe algo que eu não sei. Eu vou entender que eu preciso aprender mais e que o outro pode me ajudar nessa caminhada”, afirmou.

A programação do I Congresso Paraibano de Radiologia contou com palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações de trabalhos. Recorde de participantes e de publicações científicas, o evento cumpriu seu papel de disseminar novo conhecimentos e aprimorar a formação dos acadêmicos.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip