Patos - PB

CONGREDU estende debate sobre Direitos Humanos sob a luz da educação

CONGREDU debate Direitos Humanos

Redação
quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Um tema bastante discutido sob diversas óticas ganhou uma nova abordagem durante o Congresso de Educação das FIP. As reflexões sobre Direitos Humanos nortearam os trabalhos do evento promovido pelos cursos de Licenciaturas em Letras e Pedagogia. Em três de dias de programação, o Congresso abriu espaço para um rico debate sobre dignidade humana.

“É bastante pertinente tratar sobre Direitos Humanos em um Congresso de Educação, porque é dentro da Universidade que nós vamos formar o professores que vão disseminar a educação em direitos humanos. Esses futuros profissionais serão multiplicadores”, avaliou a professora Danielle Marinho, palestrante na abertura do evento.

A escolha ousada do tema partiu das inquietações da comissão organizadora do evento. “Na condição de ser humano, teria que ser próprio a garantia dos nossos direitos. No entanto, a gente vê a agressão (aos direitos). E a escola, como espaço de conhecimento, reflete o que acontece na sociedade. Então, como educadores, quanto mais a gente perceber que essas agressões devem ser trabalhadas. Depende da nossa postura de educador, assumir o enfrentamento dessas realidades”, ressaltou Edilene Araújo, coordenadora de Pedagogia.

Entre as atividades do CONGRESSO, palestras, mesas redondas, minicursos e oficinas pedagógicas. O engajamento dos participantes garantiu uma série de contribuições, através de apresentações de trabalhos. O evento dedicou também parte da programação às apresentações culturais de música e dança, além de exposições das obras da artista plástica Fran Lima. A poesia se fez presente durante o Sarau, que contou ainda com o lançamento dos livros “Poeira da Alma”, de Maria José Vital e “Vi, Ver, entre versos e rimas”, de Socôrro Sousa.

Para os alunos, a diversidade da programação permitiu uma absorção melhor das temáticas discutidas, contribuindo ainda mais para a formação. “Eu já estou lecionando na Educação Infantil, e com o aprendizado que eu adquiri no congresso eu estou muito mais preparada para exercer minha profissão”, afirmou Murielly Alves, estudante de Pedagogia.

Este ano, o CONGREDU chegou a sua terceira edição. “Pela participação dos congressistas, a gente que, realmente, é uma sensação de dever cumprido, de metas atingidas, de objetivos concretizados. Não tem como a gente voltar do mesmo jeito para casa depois de um evento tão rico como esse”, avaliou a coordenadora do curso de Letras, Socorro Lucena.

O Congresso de Educação marcou ainda as comemorações dos 40 anos do curso de Letras e 25 anos do curso de Pedagogia nas FIP.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip