Os estudantes do curso de Direito das FIP participaram de um encontro sobre o Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil -OAB, Seccional Paraíba. O objetivo foi discutir a importância da postura Ética do Advogado durante sua carreira profissional. O evento aconteceu na última sexta-feira, dia 22 de setembro, no Auditório Paulo Bonavides.
Além dos conselheiros do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), também esteve presente no encontro o Presidente da OAB-PB, Paulo Maia. Os acadêmicos puderam conhecer através de explanações dos profissionais, como é o trabalho do TED, que busca controlar o comportamento dos Advogados no exercício da profissão.
O Presidente do Tribunal, Paulo Freire, destacou como a Ética é um fator considerável para o futuro do País. “Essa experiência é importante para o Tribunal e para os estudantes do curso de Direito. É necessário que a gente diga que a ética é fundamental, que ela é essencial, que faz com que se represente o futuro do País. Um País sem ética é um País morto, sem formação, sem futuro, precisamos reconstruir esse País, e ele só poderá ser reconstruído quando a ética for um fator preponderante”, enfatizou o Presidente.
Paulo Maia relatou para os participantes suas experiências como Advogado e Professor de Direito, atuando há 22 anos. E ressaltou sobre o comportamento do profissional durante sua atuação, enfatizando a ética como um ponto primordial.
“Esse comportamento ético, faz com que o profissional se paute em fazer o certo, se colocando de maneira a não prejudicar nem a si nem a outrem, nem a sociedade. Para que a verdade real apareça dentro do processo, e que ele possa como profissional da área de humanas ser um vetor de pacificação de conflitos”, concluiu Maia.
Na ocasião, também participaram os professores e o coordenador do curso, André Gomes Alves. Foi um momento de grande valia, pois uniu o que é visualizado no ambiente teórico de sala de aula, com o que é efetivamente aplicado no dia a dia pelos Advogados da Paraíba em relação ao Tribunal de Ética e Disciplina.