Patos - PB

Vistoria descarta mecanismo de fraude em terminais bancários das FIP

Segurança de Caixas Eletrônicos

Redação
quarta-feira, 20 de setembro de 2017

A preocupação com o sigilo de dados bancários é fundamental para evitar qualquer tipo de transtorno aos usuários de caixas eletrônicos. Uma mensagem de áudio veiculada em grupos de redes sociais acendeu o alerta em relação a clonagem de cartão. Na mensagem, uma usuária sugere as demais pessoas que tenham cautela na utilização dos terminais eletrônicos das FIP, alegando ter sido vítima de clonagem.

Assim como qualquer conteúdo publicado nas mídias sociais, a gravação chegou a muitas pessoas, gerando um clima de insegurança. Segundo o áudio, um saque foi feito na conta da vítima. De acordo com o relato, a transação foi feita em um terminal situado no Campus das FIP. Não fica claro na mensagem que o dispositivo de clonagem foi instalado no caixa eletrônico da Instituição.

Para verificar a integridade dos terminais, a Faculdade solicitou a presença do técnico responsável pela vistoria do equipamento. A inspeção do caixa foi realizada já na tarde de hoje (20). De acordo com o profissional, as máquinas não apresentam sinais de violação nem de utilização dos dispositivos conhecidos como “chupa cabra”, que fazem a clonagem de dados.

Ainda segundo ele, os Caixas 24h contam com um mecanismo ágil de segurança. O sistema é bloqueado em poucos minutos, caso algum objeto seja posicionado para obstruir a entrada de cartão. A medida é um empecilho para a instalação do aparelho de clonagem. Além disso, a Faculdade conta com um circuito de câmeras e vigilantes que monitoram toda a circulação dentro do Campus, sendo possível detectar qualquer movimentação que fuja da normalidade.

Em relação ao áudio veiculado nas redes sociais, as FIP se isentam de qualquer responsabilidade, estando respaldada pelo contrato de concessão de serviço firmado com a operadora dos caixas. Segundo o documento, a TecBan “exime a autorizada de qualquer responsabilidade por danos causados por terceiros aos equipamentos, instalações e serviços”. Os terminais situados nas FIP são vistoriados semanalmente.

As FIP reforçam o alerta para que as pessoas fiquem atentas na hora de usar os terminais bancários, independentemente da localidade. Observar o equipamento e a movimentação em volta, proteger sua senha e não pedir auxílio de terceiros são medidas básicas de segurança que devem ser tomadas.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip