Patos - PB

Aula Magna de Jornalismo discute a história da imprensa na Paraíba

Aula Magna de Jornalismo 2017.2

Redação
quarta-feira, 6 de setembro de 2017

A trajetória da imprensa no Brasil encontrou na Paraíba um dos nomes mais fortes. Assis Chateaubriand e sua visão de futuro foi essencial para o desenvolvimento da mídia no país. O paraibano foi lembrado durante a Aula Magna de Jornalismo, que abordou a trajetória da imprensa no estado.

O evento recebeu o jornalista e pesquisador Gilson Souto Maior. Veterano da comunicação, ele é testemunha da ascensão da mídia no estado. “Eu sou um dos atores desse processo. A televisão Borborema, como a mais antiga, eu fui o quarto âncora da emissora, ainda muito jovem, em 1970. Pra mim foi um desafio”, contou o jornalista.

Na conversa com os alunos, foi exposto o processo de desenvolvimento da tecnologia midiática, desde o rádio, passando pela TV até chegar as transmissões em HD e às mídias digitais. No contexto da Aula Magna, foi lançado o livro “A história da televisão na Paraíba”, de autoria de Gilson Souto Maior.

O livro chega às bancas exatamente 51 anos depois da televisão ter aberto as janelas do mundo nos lares paraibanos. Todo esse conteúdo é fruto de um trabalho minucioso de pesquisa de Gilson Souto Maior. Ele pretende estender esse retrato histórico para outras mídias do estado.

“A minha preocupação foi mostrar a história de todas as emissoras, mas mostrando também aos leitores nomes e imagens. O livro tem 710 fotografias e eu espero poder da continuidade a esse trabalho”, anseia o jornalista, que já desenvolve uma nova pesquisa que resultará em um novo livro sobre os jornais impressos na Paraíba.

Dentro do processo de desenvolvimento da imprensa no estado, as FIP também têm grandes contribuições. "Hoje as FIP tem participado do celeiro de formação de profissionais que saem aqui da Paraíba para outros locais do país. Nós vamos observar que essa participação das FIP dentro desse contexto de produção científica e produção técnica-profissional na área de comunicação merece ser refletido a luz do processo histórico da formação profissional na Paraíba”, pontuou o coordenador de Jornalismo nas FIP, Flaubert Paiva.

“Estou muito feliz de estar hoje aqui nas FIP, que é uma referência não apenas regional, mas nacional. O curso de comunicação daqui está com uma projeção muito boa nacionalmente e isso é muito bom pra Patos”, reforçou Gilson Souto Maior.

Para a aluna de Jornalismo, Ana Paula Leite, a experiência da Aula foi engrandecedora. “Às vezes a gente sai do curso sem conhecer o mundo da comunicação inserido na Paraíba. Pra mim foi uma experiência única que deve ser repetida, servindo de exemplo para nós estudantes continuarmos pesquisando e registrando a história da comunicação paraibana”, afirmou.

Passada a Aula Magna, o curso de Jornalismo prepara-se agora para sediar o I Fórum de Comunicação Regional e III Encontro de Jornalismo, que acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro, 2 e 3 de outubro.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip