Patos - PB

SuperAção Social leva serviços aos moradores do bairro Noé Trajano

SuperAção Social no bairro Noé Trajano

Redação
quinta-feira, 31 de agosto de 2017

A manhã desta quinta-feira (31) foi de trabalho social para as FIP. A Faculdade realizou uma série de ações de saúde, bem estar, educação e cidadania no bairro Noé Trajano. O SuperAção Social, projeto que envolve toda a Instituição, mudou a rotina da comunidade.

O engajamento dos cursos de saúde permitiu a realização de tipagem sanguínea e teste glicêmico, aferição de pressão arterial, procedimentos estéticos e orientações sobre qualidade de vida. No curso de Odontologia, por exemplo, as lições foram sobre como cuidar bem do sorriso. Moabe, de 11 anos, aprendeu direitinho, come se estivesse brincando. “Faz a bolinha, depois faz o trenzinho escovando os dentes. Depois tira a sujeirinha, escova a língua e a bochecha”, lembrou o pequeno.

Para o estudante de Odontologia, Jeberson Silva, que ensinou a Moabe as técnicas de escovação, a sensação é de dever cumprido. “É muito gratificante poder plantar uma sementinha na vida dessas pessoas. Às vezes elas não têm o básico e a gente consegue ensinar um pouquinho. Hoje a gente trabalha a odontologia moderna que é a prevenção”, disse.

Os cursos de Licenciaturas também desenvolveram ações lúdicas e recreativas com as crianças, incentivando a criatividade e estimulando a leitura. Já o curso de Arquitetura trabalhou a conscientização ambiental e fez distribuição e mudas. Dona Inácia Alves, de 77 anos, aprovou a iniciativa e ainda levou uma plantinha pra casa. “Eu adoro planta, meu jardim é cheio de planta. É bom demais. Se sempre aparecesse, era maravilhoso”, afirmou a moradora do Noé Trajano.

O pedido de dona Inácia será atendido, porque o projeto social acontece paralelo à construção dos canais do Noé Trajano e Novo Horizonte, sendo uma das exigências da Caixa Econômica Federal para tocar a obra.

Segundo a secretaria de infraestrutura do município, cerca de 5 mil pessoas moram nos arredores dos canais. As atividades de responsabilidade social continuarão pelos próximos 12 meses. A ideia é que novas ações sejam desenvolvidas em outras localidades do bairro.

“A SuperAção Social FIP neste dia celebra o convênio entre as FIP e a Secretaria de Infraestrutura de Patos, que é também assessorado pela Caixa. Essas ações sociais vão ser realizadas pelo curso de Serviço Social e os demais cursos das FIP que têm perfil”, explicou Roberta Trindade, responsável pelo evento.

Antes do início dos trabalhos, as FIP já haviam sediado um encontro com representantes da Instituição, da Prefeitura e da Caixa Econômica, que discutiu as melhores formas para execução do projeto técnico-social.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip