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Aula Magna discute a responsabilidade dos profissionais de Educação Física

Responsabilidade profissional - Aula Magna 2017.2

Redação
sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Em um dos momentos de maior visibilidade do trabalho dos profissionais de Educação Física, o bacharelado das FIP botou em debate as responsabilidades de quem se habilita a cuidar do bem estar das pessoas. O tema foi discutido durante a Aula Magna 2017.2, como uma forma de incentivar uma reflexão sobre o papel desses profissionais.

“É uma reflexão geral, onde a gente mostra a realidade como eles vão enfrentar o mercado de trabalho. Os primeiros períodos, às vezes, não sabem o tamanho da importância do curso, e aqui a gente está para mostrar”, afirmou Nalfranio Sátiro, coordenador do curso de Educação Física.

Para nortear os trabalhos, as FIP receberam o presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF-10), Francisco Martins. Segundo ele, uma das maiores preocupações do CREF fiscalizar com afinco a prática profissional.

“Nós elencamos como ações principais a interiorização do CREF, não ficando centralizada em João Pessoa. As condições para que o processo de fiscalização seja mais eficaz estão sendo dadas. Entendemos que tem muito mais a ser feita”, avaliou o presidente do CREF.  

Ainda de acordo com Martins, trazer esse debate para dentro da Faculdade é fundamental para a formação. “A responsabilidade frente à sociedade é a nossa razão principal. A preocupação maior é incutir isso na mente dos profissionais, no sentido de que eles, além de serem tecnicamente bons, sejam, acima de tudo, boas pessoas e bons cidadãos”.

Muitos alunos de Educação Física já aliam a teoria e prática para reforçar o conhecimento. Francisco José, por exemplo, cursa o 8º período e atua como estagiário em uma academia. A oportunidade foi fundamental para aprender essa noção de responsabilidade e compromisso com a profissão. “A reponsabilidade não é só do profissional de educação física, mas de toda a área da saúde. Como estudantes, nós já aprendemos que devemos olhar individualmente cada aluno, com suas diferenças”, disse.

Além de uma oportunidade de aprendizado, a Aula Magna é também um momento de integração do curso. Primeiro, segundo, terceiro... oitavo período, não importa. A Aula é sempre uma chance de conhecer novas pessoas, trocar experiências, ambientar-se no curso, sobre tudo para os alunos que estão ingressando.

“É uma ótima experiência para nós que estamos começando agora e precisamos ter mais conhecimento da área que vamos atuar no futuro. Esse vento é importante para que a gente possa entender mais um pouco do que a gente vai passar daqui pra frente”, avaliou Bruno Andrade, estudante do P1 de Educação Física

Diante do crescente espaço que os profissionais de educação física vêm ganhando no mercado de trabalho, entender a sua importância solidificar a postura profissional é um dos grandes desafios, seja para quem está entrando ou para quem está saindo da faculdade.  


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