Patos - PB

FIP recebe mais uma edição da Caravana do Coração

Caravana do Coração nas FIP

Redação
segunda-feira, 3 de julho de 2017

Pelo segundo ano consecutivo as Faculdades Integradas de Patos abriram suas portas para receber a Caravana do Coração. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a ONG pernambucana Círculo do Coração, recebe em Patos o reforço da FIP, que disponibiliza estrutura física e apoio logístico para o trabalho.

A Caravana do Coração percorre a Paraíba atendendo crianças diagnosticadas com problemas cardíaco e microcefalia. A meta foi dar assistência a uma demanda de 100 crianças e 100 gestantes.  O projeto, que chega a sua 5ª edição, vem mudando a realidade da saúde pediátrica no Estado.

“A gente vem vendo uma mudança radical no panorama da cardiopatia congênita, não só aqui no Sertão, mas na Paraíba como um todo. A gente tem hoje mais de mil crianças cardiopatas diagnosticadas e o projeto tem se ampliado. Hoje a gente está vendo menos mortalidade e melhor qualidade de vida”, afirmou Nicoly Negreiros, pediatra da ONG Círculo do Coração.

Com dois anos de idade, a pequena Isabela é acompanhada pela Caravana desde nasceu. Para a mãe, Silvania Torres, o atendimento tem sido fundamental para o desenvolvimento da filha. “É bom porque a gente esclarece muita coisa, principalmente eu que sou mãe de primeira viagem. E pra ela é fundamental porque eu sei que a saúde dela está em dia e que ela está ótima. Eu não tenho explicação, é maravilhoso”, disse.

Em cada cidade, a Caravana dedica um dia de trabalho. Depois que vão embora, o município garante o acompanhamento das crianças. “O trabalho após essa Caravana será criar formas específicas e necessárias para que esse tratamento fique o máximo possível aqui na cidade, para evitar que tenha que transportar pacientes para Recife, João Pessoa ou Campina Grande”, garantiu o prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley.

A partir deste ano, o projeto também passa trabalhar assiduamente com as gestantes. “Como a gente já tem uma rede estruturada, estão a gente está se propondo para trabalhar com as gestantes, para identificar precocemente as que são de risco e evitar a mortalidade materna e das crianças”, explicou a pediatra Nicoly Negreiros.

Para as FIP, a possibilidade de receber um projeto do porte da Caravana do Coração é mais um reforço do papel social da Instituição. “É muito importante que, além e participar de um estudo, á também uma ação de responsabilidade social. Nós temos aqui alunos voluntários de vários cursos da área de saúde tanto das FIP quanto de outras Faculdades, auxiliando nos atendimentos”, reforçou a coordenadora de Medicina das FIP, Paula Souto Maia.

Depois de Patos, a Caravana do Coração seguiu seus atendimento com escalas nas cidades de Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip