Patos - PB

Estudantes de Arquitetura auxiliam na montagem da Vila São João

Montagem da Vila São João

Redação
sexta-feira, 16 de junho de 2017

Há poucos dias do melhor São João do Brasil, Patos já se veste de festa. O clima na Capital do Sertão já é junino e cada detalhe contribui para isso. Uma estrutura cenográfica está sendo montada na lateral da Praça Getúlio Vargas. Homens trabalham sem parar para erguer a Vila São João, o local que promete ser um dos pontos mais visitados durante a festa junina.

A Vila remonta os lugarejos do interior. Os prédios confeccionados em uma estrutura de madeira trazem em suas fachadas, referências da arquitetura de tempo idos. “A gente começou pela igreja de Nossa Senhora da Conceição e tentou sempre buscar as casas com o traço parecido com o dela. Tem algumas com estilo mais contemporâneos e outros mais vintages. O nosso pensamento foi fazer uma coisa simples, prática e robusta”, explicou Augusto Dantas, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.

A reprodução da Igreja da Conceição, a primeira de Patos, é uma das que chamam mais atenção, pelo seu simbolismo. Durante dias, uma equipe sem empenhou na montagem dos cenários, caprichando em cada detalhe. Para supervisionar os trabalhos, a equipe conta com o reforço dos estudantes de Arquitetura das FIP.

“A gente está fazendo um trabalho de fiscalização na parte da montagem e de toda a estrutura do que está acontecendo no São João de Patos. Estamos fiscalizando para garantir que tudo vai sair conforme foi projetado e planejado”, garantiu Bruno Almeida, estudante de Arquitetura.

A experiência é um acréscimo na formação dos alunos. “Eu achei muito bom porque a gente tá saindo daquele projeto da Faculdade e está tendo a vivência na rua, em campo. A gente está vendo projetos reais e tendo o conhecimento real de tudo. É um conhecimento a mais que a gente está adquirindo”, afirmou Evia Dias, também aluna de Arquitetura.

A atuação dos acadêmicos está sendo fundamental para o andamento dos trabalhos. “Nós contamos com o poio de cerca de 8 alunos que estão trabalhando manhã, tarde e noite. Inclusive teve dia de a gente ficar até a madrugada aqui, para dar cota do trabalho”, contou o arquiteto Augusto Dantas.

Além de servir de cenário cultural para a festa, a Vila São João vais ser também um incentivo ao consumo. Isso porque em cada uma das casas funcionará um estabelecimento comercial. Uma oportunidade aberta para a economia do município. “A gente fez uma reunião com o pessoal do comércio e vai ter espaço para vender diversos artigos, além de um museu com o suporte da Prefeitura”, adiantou Augusto.

A Vila São João receberá ainda manifestações culturais, trios de forró, apresentação e quadrilhas entre outras atividades alusivas aos festejos juninos. A atuação dos estudantes na execução da cidade cenográfica, faz parte da parceria entre as FIP e a Prefeitura de Patos.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!
© 2026 - Unifip