Patos - PB

Mostra Fotográfica retrata paisagens da Vila do Cinema na Paraíba

III Mostra Fotográfica Olhares

Redação
segunda-feira, 5 de junho de 2017

A prática fotográfica é uma importante habilidade a ser dominada pelos profissionais do Jornalismo. A mensagem repassada através de uma imagem é também uma forma de transmitir informação. A história da fotografia e as técnicas usadas para a captura de imagens são componentes fundamentais da disciplina de Fotojornalismo.

“A fotografia, dentro da nossa disciplina de Laboratório vem, acima de tudo, com um olhar totalmente diferenciado para a imagem, desde a captação até a sua análise, que é a nossa maior consequência. Nessa análise eles podem desenvolver o que entenderam”, explicou o professor Moisés Rodrigues sobre a rotina da disciplina.

Com os frutos desse aprendizado, o curso de Jornalismo lançou a III Mostra Fotográfica Olhares. O trabalho exposto na galeria do Centro de Cultura Amaury de Carvalho saiu dos cliques dos alunos que ainda estão no 1º período do curso de Jornalismo. Sendo essa interação de teoria e prática um diferencial do bacharelado.

“Nós temos apostado numa matriz curricular que faz necessário, paralelo ao direcionamento teórico, já inserir os resultados característicos às linguagens jornalísticas em suas perspectivas laboratoriais. Todos os semestres são direcionados, dentro da disciplina, um tema para ser trabalhado na perspectiva do Fotojornalismo”, destacou o coordenador de Jornalismo, Flaubert Paiva.

As fotos misturam cenas do sertão, belezas naturais religiosidade e o cotidiano desacelerado da Vila de Picotes, no município de São Mamede. Picotes foi fundada em 1913 e desde então carrega a simplicidade do interior. O lugarejo ganhou destaque depois que serviu de locação para produções cinematográficas importantes e ganhou o título de Vila do Cinema na Paraíba.

A experiência prática enriquece a formação dos estudantes. Para o aluno do 1º período de Jornalismo, Geverton Martins, “a fotografia dentro do Jornalismo é muito importante por ser uma forma de autenticar a informação passada. A gente vai ao impresso e à internet e vê um texto, mas a fotografia é uma forma de confirmar aquilo que o jornalista escreveu”.

Na experiência, os alunos puderam botar em prática o processo criativo. “Eu prefiro fazer fotografia de detalhes. Daí eu fiz a fotografia de uma flor em uma poça de água que tinha entre as pedras e deu a impressão que ela está flutuando”, revelou Ana Alice Monteiro, aluna de Jornalismo, sobre a composição da imagem escolhida para a exposição.

A III Mostra Fotográfica Olhares fica em cartaz até o dia 2 de julho. O acesso do público é gratuito. O Centro de Cultura Amaury de Carvalho fica localizado ao lado da Praça Edivaldo Motta, no Centro de Patos.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip