Patos - PB

Nutrição mistura culinária, cultura nordestina e forró em Mostra de Antropologia

Mostra Gastronômica e Arraiá

Redação
terça-feira, 30 de maio de 2017

As expressões culturais do Nordeste foram exaltadas na V Mostra da Gastronomia Antropológica Brasileira, promovida pelo curso de Nutrição. O evento misturou o aprendizado de sala de aula com as nuances da cultura nordestina, tendo o São João como plano de fundo. Os estudantes montaram uma exposição com comidas típicas e elementos que remetem ao dia a dia do Sertão.

A Mostra é uma atividade avaliativa dentro do curso. “Normalmente no meio do ano a gente se volta para as comidas regionais. Nós estamos aqui com os alunos primeiros períodos envolvidos nesse momento festivo, gastronômico, mas que tem também uma missão de avaliação”, explicou Aristeia Candeia, idealizadora da Mostra a professora de Nutrição.

Os alunos botaram a mão na massa e levaram uma mesa farta de delícias nordestinas para o meio da faculdade. “A gente trouxe aqui canjica, pamonha. Nós pesquisamos muitas coisas e dividimos o que cada pessoa da sala ia trazer”, contou Emilly Karen, estudante de Nutrição. “Toda essa organização foi feita pelos alunos e professores, trazendo as comidas típicas do Sertão e do São João, a maioria feita a base do milho”, completou Lucas Kojima, também acadêmico de Nutrição.

Se do lado de fora do Ginásio o clima já era de festa, dentro, então, nem se fala. O curso entrou no embalo junino da Mostra e promoveu o I Arraiá da Nutrição. Foi um momento de interação entre os acadêmicos de todos os períodos, professores e visitantes de outros cursos. “Já que o São João tem toda essa conotação de reunião, junção, harmonia, nada melhor do que fazer o resgate de toda a cultura alimentar do Nordeste. É o momento de confraternizar e fazer um chamado para que os outros cursos das FIP venham também”, ressaltou Janaína Lúcio, coordenadora de Atividades Complementares de Nutrição.

E os alunos foram mesmo. Estudantes de outros cursos da Faculdades entraram na brincadeira e na comilança. Alguns aproveitaram para economizar o dinheiro do lanche. “A gente estava indo na praça de alimentação, aí vimos o movimento e viemos olhar. Enchi meu ‘bucho’ aqui com comidas de vários tipos”, brincou o estudante de Radiologia, Henrique Emanuel.

Comida boa e saudável não faltou. O creme de galinha com baixo teor de sódio, feito pelos alunos do 7º período, não deu pra quem quis. Em pouco tempo, a panela ficou vazia. “O diferencial é que a gente tentou diminuir o sódio, trocando temperos que têm concentração de sal, que fazem mal ao organismo quando consumido em excesso, por temperos nossos, como alho, pimentão e cebola”, ensinou Ana Alice Ferreira, estudante de Nutrição. A receita foi um sucesso.

Pra completar a festa, um trio de forró animou o Arraiá. Não demorou muito e uma quadrilha improvisada tomou conta do ginásio. Todo mundo entrou na dança, fazendo da festa um evento ainda mais colorido, dançante e cheio de alegria.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip